Os cabos são usados ​​para conectar um dispositivo a outro, seja uma TV, roteador ou computador. No entanto, nem todos os dispositivos usam o mesmo cabo e alguns têm tipos de cabos diferentes.

Devido aos muitos tipos de cabos, é importante entender as diferenças entre cabos de computador e tipos de cabos de áudio.

Também é útil saber a diferença entre um cabo micro USB e um cabo USB-C, etc. Confira os tipos comuns de cabos usados ​​em casa.

1. Cabo HDMI

cabo HDMI
Entrada de cabos. Foto: Freepik

Os cabos HDMI são um dos cabos mais usados ​​e conhecidos para conectar computadores, TVs e outros dispositivos.

Eles foram lançados em 2004 como substitutos dos cabos VGA, já que o HDMI podia transportar áudio e vídeo de alta definição, enquanto os cabos VGA exigiam várias portas para conectar áudio e vídeo.

Esses cabos estão disponíveis em comprimentos de 30 cm a mais de 6 metros, permitindo aos usuários instalar sistemas de entretenimento integrados em suas casas ou simplesmente conectar um computador a um monitor.

Devido à alta demanda por qualidade de imagem de alta qualidade, os cabos HDMI geralmente são fornecidos com sistemas de jogos, projetores domésticos e outros periféricos, portanto, é provável que você tenha um ou mais desses cabos em sua casa.

Tipos de cabos: 2. USB

cabo USB
Carregador. Foto: Freepik

Como padrão do setor, os cabos USB são usados ​​para conectar computadores  ou laptops a dispositivos de hardware externos, como teclados, mouses, pen drives, impressoras e controladores de jogos.

A interface USB tornou-se tão popular nos últimos anos que você pode encontrá-los facilmente até mesmo em carros e tomadas elétricas em residências.

Smartphones, tablets e muitos dispositivos portáteis modernos agora suportam cabos USB e conectores de carregamento rápido em comparação com outros tipos de cabos.

Desde 1996, foram introduzidas quatro versões ou gerações principais dos padrões USB. Estes são USB 1.0, USB 2.0, USB 3.0 e USB4. USB4 é o mais recente.

  • USB 1.0 – O USB original, USB 1.0, suporta um barramento de velocidade dupla com taxa de dados de 1,5 Mbps para dispositivos de baixo custo e baixa taxa de dados (teclados, mouses) e 12 Mbps para dispositivos de alta taxa de dados (impressoras, unidades de disco). Esta arquitetura foi expandida para USB 2.0 (lançado em 2001). No entanto, um terceiro barramento de “alta velocidade” foi adicionado, com uma taxa máxima de dados de 480 Mbps.
  • USB 3.0 – O USB 3.0, lançado em 12 de novembro de 2008, revolucionou a indústria. Ele introduziu um barramento muito mais rápido com taxas de dados de até 5Gbps (além dos modos de taxa de transmissão existentes) e maior potência de saída (900mA em comparação com 500mA nas versões anteriores). Além disso, foi compatível com USB 2.0, o que garante a interoperabilidade. O padrão USB 3.0 foi substituído pelo USB 3.1 em 2014. A taxa de transferência de dados em USB 3.1 Gen 2 (SuperSpeed+) foi aumentada para 10 Gbps. O próximo padrão USB 3.2 foi lançado em 2017. Como esperado, ele introduziu um novo modo de transferência muito mais rápido, mantendo todos os modos existentes.
  • USB4 ou USB4.0 – O padrão USB mais recente, USB4, expande os recursos existentes dos cabos USB-C para fornecer a largura de banda USB máxima disponível. Ele suporta uma taxa máxima de transferência de dados de 40 Gbps.

3. USB Tipo-A

O USB-A é talvez o USB (conector ou porta) mais popular que você pode encontrar em seus PCs, consoles de jogos, players de mídia portáteis e portas de carregamento de smartphones. O plugue USB tipo A padrão tem uma forma plana e retangular.

Tipos de cabos: 4. USB Tipo B

As portas USB tipo B são normalmente encontradas em receptores ou periféricos, como impressoras e scanners que operam em altas taxas de transferência e são relativamente maiores (em comparação com outros periféricos).

Na maioria dos casos, o cabo USB que conecta o computador à impressora ou scanner possui um conector USB Tipo B de um lado e um conector Tipo A do outro.

5. USB Mini e Micro Tipo B

Os conectores mini-USB foram introduzidos pela primeira vez em 1998 para dispositivos eletrônicos, como os primeiros smartphones e tablets.

Embora os conectores Mini-A tenham sido descontinuados há muito tempo, o Mini Type-B ainda é suportado por um pequeno número de dispositivos.

Os conectores micro-USB são projetados especificamente para os dispositivos portáteis atuais, como smartphones e câmeras, que são muito mais finos do que os dispositivos anteriores. A espessura do conector Micro-USB é quase metade da do Mini-USB.

Tipos de cabos: 6. USB-C

O USB-C é o padrão do setor para transferência de dados e energia em alta velocidade e agora é usado em um número crescente de dispositivos, incluindo os mais recentes smartphones, SSDs externos e laptops.

O conector USB-C pode parecer à primeira vista semelhante ao conector Micro-USB, pois ambos têm bordas curvas, embora o conector USB-C seja um pouco mais grosso e mais largo.

7. Cabo de áudio de 3,5 mm

tipos de cabos
Cabo para fone de ouvido. Foto: Freepik

Cabos de áudio de 3,5 mm, usados ​​como um dos cabos de áudio mais comuns há mais de uma década.

Eles são mais reconhecidos quando você quer ouvir música para abafar os vizinhos, estudar um pouco ou atender uma videochamada importante. Basta pegar seus fones de ouvido e conectá-los à entrada de fone de ouvido do seu dispositivo com o cabo auxiliar de 3,5 mm.

Embora essa porta seja comumente chamada de porta de fone de ouvido, é tecnicamente uma porta de cabo de áudio de 3,5 mm.

Acontece que os dispositivos que usam essa conexão com mais frequência são fones de ouvido, então os fabricantes de computadores, tablets e smartphones começaram a rotular a porta com um símbolo de fone de ouvido, levando a maioria das pessoas a se referir a ela como entrada de fone de ouvido ou porta de fone de ouvido.

Tipos de cabos: 8. Cabo Ethernet

tipos de cabos
Cabo para entradas USB. Foto: Freepik

Embora os cabos Ethernet tenham sido inventados há mais de 40 anos, eles nunca estiveram em alta demanda entre os consumidores residenciais em comparação com cabos USB, cabos HDMI ou mesmo os antigos cabos VGA.

A razão para isso é que os cabos Ethernet são usados ​​especificamente para conectar vários dispositivos em uma rede local (LAN) ou rede de longa distância (WAN).

Essas redes são comumente encontradas no local de trabalho, mas em casa, os cabos Ethernet são usados ​​apenas para conectar um computador diretamente a um modem ou roteador.

Cabos Ethernet também podem ser usados ​​para conectar redes de câmeras de segurança, permitindo que o usuário controle as câmeras a partir de um único dispositivo em vez de cada câmera operando em sua própria rede independente.

9. Cabo coaxial

tipos de cabos
Cabo coaxial. Foto: Freepik

Há mais de 20 anos, os cabos coaxiais eram usados ​​principalmente para conectar antenas e redes a cabo locais à casa para assistir TV com a família.

Na época, o acesso à Internet só estava disponível com um modem dial-up na rede telefônica local. Quando a internet a cabo foi introduzida pela primeira vez, os cabos coaxiais rapidamente se tornaram uma necessidade em muitos lares.

Atualmente, os cabos coaxiais ainda são usados ​​para conectar antenas domésticas e são facilmente reconhecíveis devido ao conector perfeitamente redondo com um fio fino saindo do centro do cabo.

Tipos de cabos: 10. Cabo de fibra óptica

tipos de cabos
Cabo de fibra optica. Foto: Freepik

Os cabos de fibra óptica não estão limitados a um conector ou porta específica, como cabos USB ou HDMI. Este tipo de cabo substitui o design tradicional de transmissão por cabo com transmissão baseada em luz.

Em vez de depender de pulsos elétricos, esses cabos podem ter centenas de fibras ópticas passando por eles que enviam dados com pulsos rápidos de luz.

Como a maioria das pessoas sabe, a luz viaja mais rápido do que qualquer outro tipo de energia, então a velocidade de transmissão do cabo de fibra óptica é muito mais rápida do que o cabo de cobre padrão.

É frequentemente usado para conectar a Internet de alta velocidade.

11. Cabo DVI

Os tipos de cabos DVI foram destinados a substituir os cabos VGA quando a maioria dos softwares de entretenimento mudou de conteúdo analógico para digital.

Esses cabos melhoraram a velocidade de transmissão e a qualidade dos dados, permitindo que os usuários assistam à TV, joguem videogames ou trabalhem em um computador com uma resolução mais alta do que era possível anteriormente.

O uso de cabos DVI foi rapidamente substituído por cabos HDMI antes que os cabos DVI pudessem substituir completamente os cabos VGA, tornando o HDMI o sucessor mais popular do VGA.

Algumas empresas e escritórios domésticos ainda podem ter cabos DVI para conectar um computador a um monitor antigo, conectar vários monitores a um único computador ao mesmo tempo ou conectar a uma TV antiga. No entanto, este tipo de cabo caiu em desuso.

Handreza Hayran é uma escritora de estilo de vida e entretenimento, com grande interesse em decoração de interiores e otimização doméstica.