É importante aprender a trabalhar em casa temporariamente. Isso pode ocorrer caso você apresente alguma limitação física de tempo determinado ou doença. Ou em casos onde fatores externos imponham essa necessidade. A seguir a gente lista ótimas dicas para o seu desempenho profissional num home office sem deixar nada a dever para o escritório.

Combine com Chefe e Colegas a Jornada de Trabalho

O primeiro passo é combinar com o seu chefe e equipe como será a rotina de trabalho à distância.

Você vai cumprir em casa os mesmos horários das atividades presenciais? Em caso afirmativo, lembre-se de que precisará estar disponível via telefone ou internet na frente do computador e de seus documentos.

trabalhar em casaVocê também pode combinar horários especiais para lidar com cada tarefa, garantindo que os demais membros de cada equipe também estejam disponíveis nos períodos combinados. Isso torna a resolução de questões bem mais eficiente.

Para fazer essa dinâmica dar certo seria interessante definir, em grupo, programas online e aplicativos que facilitam a comunicação e status de tarefas em home office.

Isso gera mais segurança para todos e confiança na sua produtividade em casa.

Leve para Casa o que Está no Escritório

Passe no seu escritório para buscar todo o material de trabalho que você vai precisar para desempenhar bem em casa.

Isso inclui desde o seu computador (atualmente são notebooks) até mesmo pastas físicas com documentações, relatórios, contratos e outros. Comunique ao seu chefe e colegas tudo o que está levando consigo.

Caso você não esteja autorizado a levar os originais para casa, peça permissão para tirar cópias ou mesmo fotografá-los em seu celular.

Improvise um Home Office

Este é um capítulo à parte – e importantíssimo. Existem muitas dicas para você montar um cantinho de trabalho em casa: o famoso home office.

Escolha um local tranquilo, com espaço e boa iluminação, para organizar seu computador, impressora, telefone, agenda, cadernos, pastas e todo e qualquer material de escritório.

Ou seja, você vai recriar sua mesa da empresa em casa.

Talvez você já conte com algo assim na própria residência. Ainda melhor. Caso contrário pense em ocupar uma parte da mesa da sala de jantar ou, se possível, no quarto.

Mesmo pequenos espaços podem ser aproveitados para montar seu escritório temporário em casa.

Além dos programas e aplicativos usados por você e sua equipe, cogite outros métodos bem visuais de administração de tarefas profissionais, como o Kanban. Vai ajudar muito na sua orientação no início e ao longo do dia.

Trabalhar em Casa: a Família Precisa Colaborar

Se mora sozinho, ótimo. Terá toda a liberdade para se organizar como e onde quiser. Mas se a família está por perto será imprescindível ter uma conversa séria sobre suas novas necessidades ao trabalhar em casa.

Pessoas adultas, como seus pais, sogros ou cônjuge, são mais fáceis de entender sua necessidade de tranquilidade e respeitá-la. Já crianças muitas vezes tem mais dificuldade.

trabalhar em casaBom, é uma ótima ocasião para mostrar a elas o que você faz enquanto está fora, trabalhando. Explique sua função e as atividades que deve cumprir durante sua jornada.

Diga que, por conta dessas responsabilidades, você precisa que elas não o interrompam ou façam muito barulho.

Esclareça que o próprio sustento delas (comida, moradia, escola, brinquedos) dependem do dinheiro que você ganha ao trabalhar corretamente.

Ao envolvê-las nesse nível mais concreto, suas chances de cooperação aumentam. E se puder contar com ajuda de terceiros para distraí-los, perfeito.

De qualquer maneira providencie auscultadores silenciosos para os ouvidos. Eles são realmente bons para abafar todo o tipo de ruído ao redor, de seus filhos à obra no andar de cima.

Hábitos para Trabalhar em Casa com Disposição

Não saia da cama direto para o home office. Acorde com calma, tome seu café, escove os dentes, faça seus exercícios físicos, tome uma chuveirada…

Nada de trabalhar de pijama. Coloque uma roupa confórtável para começar sua jornada de trabalho doméstica. Isso ajuda a fazê-lo compreender que você está em outro “modo”.

A cada duas ou três horas faça uma pausa para tomar um chá, fazer um pequeno lanche, esticar-se. Avise para a família não interrompê-lo: você estará disponível para falar nesses intervalos.

Fique longe das distrações, como a tevê, rádio e conversas pessoais ao telefone.

Ao final do dia, arrume toda a sua estação e trabalho. Vai facilitar o início das suas atividades no dia seguinte.

Respeite seus horários estabelecidos. Não volte ao trabalho depois do horário. A menos que seja uma emergência, preserve seus finais de semana para o lazer e a família.