Existem algumas alternativas para realizar a vedação de telhas quando a água da chuva começa a pingar dentro de casa. Não é preciso trocar o telhado! A seguir conheça os produtos indicados para o problema.

Emborrachamento Líquido

Uma das opções oferecidas por empresas de conserto de telhados é o emborrachamento líquido. O serviço consiste em revestir o telhado com um impermeabilizante tipo borracha líquida. É aplicado como se fosse uma tinta, com no mínimo duas demãos.

Depois de seca, a camada se torna impermeável e elástica ao mesmo tempo. Ou seja, assume a forma exata da superfície onde foi aplicada. É discreto e altamente resistente ao sol, vento e às chuvas.

A tinta emborrachada é feita à base de água, sem solventes. É sustentável. Além disso proporciona cerca de 32% de redução da temperatura interna do imóvel.

Também pode ser encontrada em diversas cores. E atende qualquer tipo de material, desde telhas de barro até telhados de cimento e zinco.

Mas atenção: no caso de telhados de metal, talvez a solda entre as superfícies seja a saída ideal. Certifique-se disso junto a uma empresa especializada.

Vedação de Telhas: Use Manta Asfáltica

vedação de telhasA manta asfáltica é um dos sistemas de impermeabilização mais populares no país. É basicamente feita com material asfáltico modificado com filme de polietileno, borracha, oliéster e fibras de vidro.

Além disso pode ser enriquecida com elastômeros, plastômeros ou polímeros para garantir maior durabilidade e elasticidade. Cada um desses materiais faz a diferença entre uma manta maior resistência à perfuração ou ao puncionamento.

E os polímeros adicionados à manta asfáltica oferecem maior resistência aos raios UV. Ou maior elasticidade e resistência.

Ela é comercializada em rolos, em geral com 1m de largura e 10m de comprimento. Sua espessura variável (conforme especificação) de 3 a 5 mm. A instalação deve ser feita por profissionais.

As mantas asfálticas podem ser:

  • Aderida: método mais comum. Pode se prender ao telhado via aderência com asfalto (colada com o material aquecido) ou com maçarico.
  • Flutuante: é aplicada de forma a envelopar a estrutura, sem aderir à base. No entanto, por conta disso, não formam um corpo monolítico com as telhas. A água da chuva ainda poderá conseguir se infiltrar.
  • Aluminizada: Consiste numa lâmina de alumínio na face superior. Existem versões que podem ser aderidas com asfalto ou maçarico, além das autocolantes (adesivas).
  • Ardosiada: Grânulos de agregado mineral (ardósia) cobrem a superfície superior da manta. São utilizadas como acabamento final em coberturas onde ninguém transita, com inclinações não superiores a 30%.

Fita de Alumínio para Vedação de Telhas

Indicada para coberturas com menos de 10% de inclinação, garante a estanqueidade de telhas. Evita possível infiltração de água pelo transpasse lateral.

É autoadesiva e possui película de alumínio flexível com PVC. Altamente flexível, aderente, impermeável e de aplicação simples. Evita o uso de maçarico na hora da instalação. Reduz a absorvição de calor, pois é reflexiva.

É usada para o isolamento de telhas metálicas, de concreto e de fibrocimento, vedação de rufos, calhas metálicas, dutos de ventilação, ar condicionado e fechamento de sobreposições em sistema de subcobertura.

Não é indicada para superfícies muito quentes, como chaminés.

Fita Asfáltica

vedação de telhasEla fixa as telhas bem no lugar, impedindo a passagem da água da chuva. Também podem tapar rachaduras, buracos e outras imperfeições. É ideal para quem não tem muita intimidade com ferramentas.

Sua diferença da manta asfáltica é que, a princípio, dispensa a contratação de mão-de-obra especializada. Basta aplicar um primer impermeabilizante para que a fita consiga aderir bem à superfície.

Pressione durante alguns segundos após a aplicação: isso evitará a formação de bolhas. Caso você queira usar apenas um pedaço da sua fita, você pode cortá-lo com o auxílio de um estilete.

Como é aluminizada, reflete os raios solares e reduz a temperatura interna do ambiente que está protegendo.

Serve para telhas de fibrocimento, concreto ou cerâmica. Também vai em calhas, dutos e rufos de cobertura – além de entre a cobertura e a parede de alvenaria para uma vedação completa.