InícioReforma & ConstruçãoHidraulicaComo Consertar uma Torneira Pingando: Causas e Soluções

Como Consertar uma Torneira Pingando: Causas e Soluções

Uma única torneira pingando é sinônimo de 40 litros de água desperdiçados por dia e uma conta mais alta no final do mês. Prejuízo ambiental e dinheiro jogado fora não tem graça nenhuma, não é? Então vem com a gente e aprenda a dar um bom jeito nesse problema tão comum em tantos lares.[clear]

[h2 type=”2″ width=””]Torneira Pingando: Possíveis Causas[/h2]

Você tem cuidado do seu sistema hidráulico com manutenção profissional? Pois saiba que o vedante (a tradicional “borrachinha”) da torneira precisa ser trocado a cada cinco anos.

Ele é que segura a água quando o registro está fechado.

O mau uso da torneira também pode dar problema. Quem faz muita força ou coloca muita pressão no fechamento da água está danificando o equipamento a conta-gotas.

Sem contar com a pressão da água. Se a torneira instalada não der conta do fluxo de água no local, também pode dar defeito.

Algumas vezes a questão está em outro lugar. Se estiver na base da torneira é possível que seja a falta de fita veda rosca. Quando vem da parede ou da bancada provavelmente é na tubulação de água.

Nos dois casos o ideal é chamar um encanador. Isso porque possivelmente o conserto vai envolver quebradeira.

[h2 type=”2″ width=””]Preparativos para Reparar sua Torneira[/h2]

torneira pingandoJá demos todas as dicas para você identificar a origem do problema da torneira pingando. Repare, ainda, se ocorre  com o registro aberto ou com o registro fechado também.

Para começar, feche o registro de água local. Normalmente ele fica na parte superior da parede. Se não o encontrar, deve ficar do lado de fora da casa.

Avise aos moradores da casa para que ninguém abra torneiras, chuveiro ou dê descarga. Assim evita-se a entrada de ar na tubulação.

Separe as ferramentas necessárias. Um alicate, um grifo hidráulico, uma borracha de vedação nova e um rolo de fita branca veda rosca devem ser suficientes.

[h2 type=”2″ width=””]Consertando a Torneira Pingando[/h2]

Uma torneira modelo comum deve ser retirada da bancada e desmontada. Na dúvida consulte o manual para aprender como fazer isso. Ele deve estar disponível online na página do fabricante.

Em seguida retire o pino protetor com cuidado para não danificar a peça. Remova a borrachinha localizado na parte branca da peça. Para isso use o alicate.

torneira pingandoPegue o vedante novo e encaixe no lugar. Monte a torneira e instale-a novamente. Abra o registro e faça o teste para ver se a torneira parou de pingar.

Se o problema persistir, chame um encanador. Ele poderá te ajudar a entender de onde está vindo o vazamento.

A torneira ¼ é aquela onde a abertura é feita lateralmente e não acontece por completo. Esse tipo de torneira geralmente também é instalada diretamente sobre bancadas de pia de banheiro e cozinha.

Para consertar esse tipo de torneira siga os mesmos passos da torneira comum. Isto é, é preciso remover e desmontar a torneira até encontrar a vedação.

Vale lembrar que às vezes apenas uma limpeza no reparo já é suficiente para acabar com o pinga-pinga. Verifique se a peça ou a área ao redor estão sujas. Se estiverem higienize tudo e veja se o problema foi solucionado.

Mas se não for só sujeira, o reparo fica atrás de uma peça plástica. Portanto é importante primeiro remover essa peça para só depois alcançar a vedação.

Depois verifique o tipo de borrachinha usada na sua torneira. As torneiras ¼ possuem vedação feitas de cerâmica ou metal.

FazFácil
FazFácilhttps://fazfacil.com.br
Equipe especializada em arquitetura, reforma, design, jardinagem, consumo e cultura.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

ARTIGOS RELACIONADOS
- Advertisment -

Most Popular

Recent Comments