O piso do banheiro é um dos materiais de revestimento mais exigentes, porque não deve ser apenas bonito, mas também prático.

Hoje analisaremos as opções mais populares de piso e descobriremos as características do uso de cada uma.

Qual deve ser o piso para banheiro

design-moderno-de-renderizacao-em-3d-e-banheiro-e-banheiro-e-guarda-roupa-de-marmore-com-closet_105762-2073

Podemos identificar as principais qualidades que um piso de banheiro deve ter:

  • Resistência à umidade: Essa qualidade é básica, caso contrário, o material perderá rapidamente suas propriedades operacionais.
  • Seguro: O material deve ser durável, com revestimento antiderrapante, provido de superfície rugosa texturizada ou fosca. Para aumentar a segurança no banheiro, você pode usar um tapete embaixo dos pés.
  • Higiene: O material deve suportar o tratamento regular com produtos de limpeza e detergentes, deve ser feito de materiais ecológicos que não emitem substâncias nocivas quando aquecidos.
  • Estética: Este fator desempenha um papel importante, pois em um banheiro pequeno é importante criar o conforto e a harmonia necessários do espaço. O material do piso é escolhido para combinar com o estilo do interior.
  • Facilidade de manutenção e resistência a manchas: A sujeira deve ser removida facilmente da superfície do revestimento do piso sem deixar riscos. O revestimento deve ser resistente à maioria dos sabões. Ao mesmo tempo, não deve absorver poluição em sua estrutura.
  • Durabilidade: Os reparos no banheiro são feitos por mais de um ano; portanto, se o material atender aos requisitos acima, ele durará mais de um ano.

Separadamente, vale a pena notar mais 2 indicadores: custo e durabilidade.

Eles não são fundamentais para todos, mas a capacidade de colocar pisos por muitos anos sem gastar muito dinheiro é um bom bônus durante a reforma do banheiro.

Variedades de pisos para o banheiro

banheiro
Banheiro grande: Pinterest – metro.co.uk

Existem vários tipos de materiais que podem ser usados ​​no banheiro – alguns são tradicionais, outros, ao contrário, surgiram recentemente, mas já conquistaram seu nicho no mercado da construção civil.

Cada um desses materiais possui características próprias, qualidades positivas e nuances que devem ser consideradas ao escolhê-los.

Azulejo de cerâmica no piso para banheiro

Imagem de banheiro: Instagram @oregano_design_lab

Um material tradicional para acabamento de paredes e pisos em salas úmidas. Das características do material, pode-se notar o seguinte:

  • Baixo nível de absorção de água. A água escorre da superfície do azulejo.
  • A cerâmica é resistente à abrasão e ao estresse mecânico. Não tem medo de exposição a reagentes agressivos.
  • Uma ampla gama de tons, opções lisas e estampadas, inserções decorativas, a capacidade de imitar materiais naturais – madeira e pedra natural, uma variedade de formas e tamanhos de produtos permite que você escolha uma solução para um interior em qualquer estilo.

Piso para banheiro autonivelante

Este método de acabamento do piso do banheiro é muito popular, pois permite criar as soluções mais inesperadas, e o processo de fabricação não requer muito esforço.

O próprio revestimento decorativo cria uma camada impermeabilizante.

Das vantagens do piso autonivelante, destacam-se:

  • Alta resistência e durabilidade.
  • A uniformidade do revestimento elimina a formação de um ambiente favorável à reprodução de bactérias.
  • Instalação fácil.
  • Ao mesmo tempo é uma camada de impermeabilização.
  • De fácil cuidado.

Laminado à prova d’água

O laminado convencional não é usado em banheiros – mesmo modelos impregnados com água por mais de dois anos não resistirão à exposição constante a alta umidade e mudanças de temperatura.

Outra coisa é o laminado à base de PVC. Ele não tem medo de água, mas tem uma séria desvantagem.

Chão de madeira

A opção mais controversa para locais úmidos é a madeira natural. Por um lado, 100% amigo do ambiente. Por outro – intolerância à umidade, bem como “vivacidade”.

Escolhendo madeira natural, você obtém um piso ambientalmente amigável, seguro e quente. Mas esteja preparado para a necessidade de cuidados regulares: uma vez a cada 6-12 meses, a superfície é cuidadosamente tratada com impregnações e aqui a compatibilidade ambiental diminui.

Diretrizes de cores de piso para banheiro

Banheiro. Fonte: @stone.noethe.design

As cores são escolhidas de acordo com 2 princípios: combinação com paredes e praticidade. Em ambas as características, ganham tons neutros (bege, cinza) ou a textura universal da madeira.

Handreza Hayran é uma escritora de estilo de vida e entretenimento, com grande interesse em decoração de interiores e otimização doméstica.