O lustre é um dos elementos-chave da casa. Uma luminária corretamente selecionada enfatiza o estilo do interior e é capaz de mudar qualitativamente a percepção de uma sala por uma pessoa. A seguir apresentamos dicas úteis sobre como escolher um lustre para um cômodo.

O papel do lustre na transformação de um cômodo não pode ser subestimado. Muitos designers atribuem a ele um lugar central no design de interiores.

sala de estar
Sala de estar. Foto: @livingroomidea

Atualmente os fabricantes oferecem uma ampla gama de lustres – e pode ser difícil para os compradores escolher a opção mais adequada entre a variedade apresentada.

Parâmetros de Escolha do Lustre

Existem vários indicadores que você deve primeiro ter em mente ao comprar um lustre. Estamos falando de seu tamanho, tipo, cor, estilo.

Tamanho

lustre na sala de estar
Lustre na sala de estar. Foto: @livingroomidea

Ao escolher um lustre, deve-se levar em consideração as dimensões da sala onde ele será colocado. Sendo assim, a luminária não deve ser muito grande, para não criar uma sensação de congestionamento no interior. Ao mesmo tempo, o lustre não deve parecer muito pequeno.

Para escolher um lustre de acordo com o tamanho da sala, recomenda-se seguir a seguinte fórmula:

  • Largura + comprimento da sala × 10. O resultado dos cálculos é o diâmetro do lustre (em centímetros). Por exemplo, a largura da sala é 5 e o comprimento é 7 m. O diâmetro do lustre necessário é 120 cm (5 + 7 × 10 = 120).

Veja também: Como Colocar Quadros nas Paredes

Forma

sala de estar
Sala de estar. Foto: @livingroomidea

Ao escolher um lustre é preciso levar em consideração sua forma. Este parâmetro é influenciado pelas características da sala. Por exemplo, para uma sala com pé-direito alto, é aconselhável escolher uma luminária tipo pendente. Ela preenche visualmente o espaço e torna a sala acolhedora.

Mas para locais com pé-direito baixos, lâmpadas pendentes não são adequadas. É melhor comprar um modelo plano.

A Escolha Depende da Altura do Teto

sala de estar e lustre
Sala de estar. Foto: @livingroomidea

Este é um dos principais fatores na escolha da luminária certa. Há um grande número de modelos, mas cada um deles corresponde a uma finalidade específica da sala, estilo e área.

  • Para salas altas, lustres com correntes longas, pendentes complexos de várias camadas e suportes longos são usados. Assim, isso permite que a fonte de luz seja reduzida a uma altura ideal para iluminar um espaço com mais de 3 metros de altura.
  • Para salas com menos de 3 metros de altura, a abordagem é diferente. A escolha do lustre depende do design interior.

Cor do Lustre

sala de estar e lustre
sala de estar e lustre. Foto: @living_room_designs

Como regra, decoradores e designers recomendam a escolha de uma cor de lustre que complemente o interior. Isso significa que deve combinar com pequenos detalhes, como objetos decorativos. Mas, neste caso, não existem regras claras, já que as lâmpadas podem ter texturas diferentes.

Lustres em cores quentes refletem a faixa solar de luz, que é mais agradável aos olhos.

lustre preto
Lustre preto. Foto: @greenblackbeige

Ao escolher uma cor, você pode ser guiado por preferências pessoais e características interiores. Deve-se ter em mente que cada cor possui características próprias:

  • O branco reflete a luz;
  • O verde agrada aos olhos e tem um efeito calmante;
  • Vermelho estimula a atividade;
  • Amarelo é uma opção universal para diferentes tipos de instalações;
  • Laranja acelera o pulso e induz o apetite, por isso é adequada para a cozinha ou salas de jantar;
  • Azul acalma o sistema nervoso;
  • Tons de roxo com exposição de longo prazo causam irritação e até depressão. Por isso não são recomendados para uso em salas onde as pessoas passam muito tempo.

Escolha de um Lustre de Acordo com o Tipo de Cômodo

lustre na cozinha
Lustre na cozinha. Foto: @sarah_meadows_style

Diferentes tipos de cômodos possuem características próprias que devem ser levadas em consideração na escolha de um lustre:

  • Sala de estar: Ao escolher um lustre para a sala, recomenda-se dar preferência a um que dê um brilho forte mas ‘quente’. Assim, para locais com tetos altos, um lustre pendente com elementos de cristal é a escolha ideal. As luminárias com brilho ajustável e a capacidade de conectar simultaneamente apenas parte das lâmpadas disponíveis são preferidas.
  • Quarto: Uma lustre plano, tipo plafon,  é adequado para um quarto. Desse modo, esta solução permite uma iluminação suave, o que cria uma atmosfera íntima e relaxante. Assim, devido ao tamanho compacto da maioria dos quartos, na maioria das vezes os compradores optam por dispositivos de teto.
  • Quarto infantil: Nas instalações para crianças a principal tarefa é garantir a segurança do ambiente. Lustres de cristal ou lâmpadas de vidro são indesejáveis ​​aqui. Portanto é melhor optar por produtos de teto feitos de plástico ou têxteis.
  • Cozinha: Aqui é importante proteger a fonte de luz da alta umidade e da gordura. Assim lustres de tecido ou papel não são adequados para cozinhas. A melhor opção são superfícies de metal, plástico, vidro ou acrílico. Além disso, um fator importante para a cozinha é o brilho da iluminação. Logo as lâmpadas devem ser potentes o suficiente.

Especificações

lustre diferente
Lustre diferente. Foto: @livingroomidea

Além de tudo citado no artigo, ao escolher um lustre, é preciso estar atento aos parâmetros técnicos.

Lâmpadas

Sobretudo, para fornecer luz suficiente para uma sala específica com altura de 3 metros, você deve usar:

  • Quarto (luz fraca) – 10-12 W para cada metro quadrado de espaço;
  • Sala de estar (iluminação forte) – 20 W por metro quadrado;
  • Escritório, quarto de criança – 15-18 W – por m²;
  • Banheiro – 10 W por m².

As lâmpadas incandescentes tradicionais tem um fluxo luminoso aceitável aos olhos, mas são bastante consumidoras de energia. Além disso, é importante levar em conta o consumo de energia – é melhor escolher opções econômicas.