A sala de estar é um dos espaços mais utilizados em uma casa para momentos de confraternização e principalmente para receber visitas.

Esse espaço traz o DNA dos moradores, o que a torna um dos cômodos mais importante e que precisa de atenção especial no momento de decorar.

Toda a escolha sobre a sala depende dos moradores e da forma como ela será utilizada.

Normalmente esse é o ambiente onde a família se reúne para momentos de entretenimento e para receber as visitas, isso faz com que o espaço necessite de uma decoração que passe uma boa impressão, mas ao mesmo tempo que seja funcional.

Foto: Pinterest – notjustahousewife.net

Para não errar na decoração da sala de estar, você deve seguir essas dicas sobre a melhor forma de montar o cômodo.

Como fazer um projeto para a sala de estar?

Antes de qualquer outra ação, o projeto da sala deve ser iniciado, começando pelo mapeamento do próprio espaço e a posição onde todos os móveis devem ser colocados.

Após saber como será a disposição dos móveis, o projeto deve ter continuidade com a escolha da iluminação, já que a luz fria ou quente influencia diretamente no resultado das pinturas na parede.

Pinterest – apartmenttherapy.com

Com o mapeamento da sala e com a iluminação escolhida, a nova decisão é sobre a escolha das tintas e qual efeito você busca para a sala.

Após essa escolha, o restante dos elementos da sala devem ser definidos, a escolha de almofadas, tapete, cortinas e o preenchimento do espaço restante.

Com um projeto, erros de proporção, combinação e de orçamento são drasticamente reduzidos, evitando surpresas.

A escolha dos móveis da sala de estar

Foto: Pinterest – blog.ruggable.com

Esse é o ponto onde é necessário considerar quais os móveis escolher para o cômodo. Com a grande variedade de estilos é bem comum ficar com dúvida sobre qual modelo escolher, porém, fazer uma boa escolha reflete diretamente no sucesso do seu projeto de renovação da sala de estar.

Antes de escolher, é importante analisar o tipo de sofá preferido, qual e quantas poltronas, mobílias como mesa de centro, buffer e adega serão necessárias.

A escolha dos móveis deve seguir com harmonia, por isso a importância de definir qual é o estilo escolhido para o ambiente.

É muito importante que os móveis sigam as medidas definidas no projeto, ou isso pode se tornar um grande problema, com móveis pequenos, desproporcional ao espaço, ou até mesmo grande demais para o espaço.

Ante de tomar alguma decisão sobre os móveis, você deve analisar qual melhor reflete o seu cotidiano, pois casas com animais e crianças pequenas precisam de móveis que condizem com a realidade, sem pontas e com materiais de estofados laváveis ou com cores mais escuras.

Tudo é uma questão de escolher o que condiz com sua preferência e conforto.

Formas de decorar.

sala de estar
Foto: Pinterest – homies.la

Esse é um momento esperado por muitos, a hora da diversão de escolher a decoração da sala de estar.

Solte a criatividade e use a decoração para valorizar o espaço, deixando-o mais atraente e sofisticado.

O segredo para um resultado satisfatório é deixar o ambiente com o estilo que você mais se identifica, colocando aspectos que tragam conforto visual ao local, mas sem esquecer do toque sofisticado que não pode faltar para uma sala de estar moderna e aconchegante.

Entre as escolhas estão os têxteis, os tecidos e que darão aquele glamour ao espaço.

As cortinas podem seguir um estilo mais contemporâneo, ou uma cortina elegante de linho. As persianas entram como uma opção para quem procura uma cortina mais discreta.

sala de estar
Foto: Pinterest – roomsofinspiration.blogspot.com

O tapete é outro ponto que deve ser escolhido com atenção, já que uma boa escolha pode ser o grande diferencial no espaço.

Para um estilo rústico, o tapete de sisal entra como uma escolha adequada, já o tapete Aubusson é o ideal para uma sala clássica e elegante.

As almofadas completam com o toque necessário para trazer cor e padrão para o ambiente, criando composições com os outros aspectos da sala de estar.

Quadros com artes são grandes diferenciais para quem busca uma sala com um estilo vitoriano, principalmente com molduras bem elaboradas dando ao cômodo requinte e sofisticação.

Outras decorações a ser considerada são esculturas, abajur e até mesmo livros, o estilo a ser seguido deve ser escolhido para o que melhor representa pela procura dos moradores.

Não esqueça de acompanhar a escolha da paleta de cores, com decorações que valorizem a combinação já definida.

Plantas para compor a decoração.

sala de estar
Foto: Pinterest – simplichique.com.br

Um toque especial na decoração é a introdução de plantas e flores no espaço da sala de estar.

Elas deixam o cômodo aconchegante e com uma ligação para a natureza, ajudando no relaxamento. Essa é uma opção para quem usa a sala de estar para momentos informais, para o descanso e momentos com a família.

As plantas podem ser colocadas em vasos ou até em prateleiras, completando o estilo do ambiente.

Além de plantas, você também pode adicionar ao espaço velas aromáticas, incensos ou umidificador, criando um ambiente condizente com a busca por um espaço tranquilo e convidativo.

Decida sobre a televisão.

A quem não concorde em não disponibilizar a TV na sala de estar, já que o intuito desse cômodo é uma boa recepção aos convidados.

Porém há muito tempo a sala de estar se tornou o local oficial para a TV, mas isso não significa que o ambiente perde o charme e a elegância.

Primeiro, as TV’s estão cada vez mais estéticas, com modelos que buscam contribuir para visual do ambiente.

A forma como a TV é instalada também reflete no resultado da decoração da sala. São vários rack’s e painéis com design para agradar os diferentes estilos.

Em alguns caso, a TV pode ficar escondida, com estruturas que ocultam o eletrodoméstico quando não está em uso, mantendo a estética da sala de estar intacta.

A decisão sobre o uso da TV na sala é total dos moradores, que a partir da convivência saberão identificar qual é a melhor forma de manter a sala de estar.

Handreza Hayran é uma escritora de estilo de vida e entretenimento, com grande interesse em decoração de interiores e otimização doméstica.