Ajustes fundamentais na colocação da esquadria da porta…

Calços de ajuste embaixo e em cima

Depois de bem fixa a esquadria.

Preencher os vãos com argamassa em toda a extensão e largura para fixação e vedação.

– Após a argamassa seca, assentado o piso (nas áreas frias) e contrapiso(nas áreas quentes) e após revestida a parede (no caso de existir azulejo), instala-se as portas;

– Ajustar possíveis imperfeições da porta com uma plaina;

– Verificar se a porta apresenta um empenamento (máximo de 3mm);

Fixação com espuma poliuretano (alternativa)

Em geral este sistema de fixação obedece ao mesmo ritual, de posicionar, nivelar, aprumar, fixar com cunhas, etc, substituindo as operações com pregos e parafusos pela injeção de espuma onde for possível.

– As superfícies em contato com a espuma devem ser previamente molhadas com água para uma eficiente aderência da espuma.

Atenção (1):  Como a expansão da espuma de poliuretano causa pressão de fora para dentro, o marco tem que ser calçado por dentro para não “fechar”, impedindo o funcionamento da esquadria.

Atenção (2):  Em esquadrias de grandes dimensões, principalmente as esquadrias de correr, é indispensável a fixação da cabeceira e do peitoril (ou soleira) com parafusos.

Vantagem 1: dispensa o uso de tacos.

Vantagem 2: no caso das portas internas, a espuma pode ser utilizada para enchimento do vazio entre a alvenaria e o marco, permitindo a imediata instalação das guarnições e sem os inconvenientes do enchimento com argamassa.

ESPUMA DE POLIURETANO:  forma de fixação da esquadria após o reboco, não recomendamos a fixação de caixilho para porta de abrir em giro e de correr com espuma de poliuretano.

Fontes:
www.scheid.com.br
www.feciv.ufu.br