PINÁCULO – Ponto mais alto de um edifício, píncaro, cume designado também zigurate (palavra assirio-babilônio)

PINÁSIO – Peça que divide e sustenta os vidros nas folhas de esquadria.

PINGADEIRA – Acabamento externo de proteção que desvia a água das chuvas, impedindo que ela escorregue ao longo das paredes da fachada.

PINHO-DE-ROSA – Madeira européia castanho-escura em processo de extinção.

PINTOR – Profissional encarregado de prepara e aplicar a tinta nas superfícies que vão receber pintura.

PINUS – Madeira de reflorestamento. Tem cor amarelo-claro e é muito usada em acabamento ou fôrmas.

PIQUETE – Pequena estaca fincada no solo para demarcar pontos de um terreno.

PIQUIÁ – Madeira típica da região amazônica. Tem cor parda-clara.

PISO – Base de qualquer construção. Onde se apóia o contra-piso. Andar. Pavimento.

PISO EMBORRACHADO – Mais conhecido pelo nome de um fabricante Plurigoma, resulta da mistura de diversas cargas vulcanizadas, utilizava a base de “negro de fumo” dai a cor negra e a resistência dessa substância utilizada na fabricação de pneus, agora existe em diversas cores como o cinza, suas dimensões são 50×50 cm, tendo a face exposta a forma de pastilhas ou frisos, podendo ser colado ou fixado na massa.

PISO VINÍLICO – Mais conhecido pelo nome de um dos fabricantes Paviflex da Fademac, sendo de 30×30 cm, 60×60 ou em forma de rolos e espessuras diversas (1,6- 2,0 mm), existindo com e sem flash (manchas características) e o de alto tráfego, sendo bom isolante elétrico usado em ambientes de redes de computadores, não permite uso de água de lavagem

PIVOTANTE – Esquadria com eixo em forma de pivô vertical (movimento giratório vertical) permitindo formar angulo reto e localizado ao centro da mesma.

PLACAS DE OBRA – Instrumento padronizado obrigatório que serve para que os órgãos fiscalizadores observem quem é o responsável por cada tipo de serviço contratado, no Brasil é obrigatório o recolhimento de taxa no CREA da Região desse mesmo profissional, podendo sofrer advertência e multa no caso de inexistência desta. O Ministério do Trabalho exige uma com o horário de trabalho e descanso.

PLACA FOTOVOLTAICA – Peça responsável pela captação dos raios do sol nos sistemas de energia solar. É colocada nos telhados das casas e edifícios.

PLAINA – Instrumento usado para desbastar, aplainar ou tirar irregularidades da madeira.

PLANO DIRETOR MUNICIPAL – Conjunto de leis municipais que controlam o uso do solo urbano.

PLANO INCLINADO – Rampa, elemento vertical de circulação.

PLANTA BAIXA – Representação gráfica de uma construção onde cada ambiente é visto de cima, sem o telhado. Essa destina-se a representar os diversos compartimentos do imóvel, suas dimensões e suas diversas aberturas (esquadrias).

PLATIBANDA – Parede baixa feita acima do pé direito com a função de ocultar o telhado. Moldura contínua, mais larga do que saliente, que contorna uma construção acima dos flechais, formando uma proteção ou camuflagem do telhado. Ver Frechal.

PLATÔ – Parte elevada e plana de um terreno. O mesmo que planalto.

PLAYGROUND – Palavra inglesa que significa espaço reservado numa construção para o lazer.

PÓ DE PEDRA – Proveniente britamento de pedra, dimensão nominal máxima inferior a 0,075 mm.

PÓ XADREZ – Tipo de pigmento usado para dar cor a pisos feitos de cimento. Também serve de corante para outros revestimento.

POÇO ARTESIANO – Perfuração feita no solo para encontrar o veio de água subterrâneo.

POLICARBONATO – Material sintético, transparente, inquebrantável, de alta resistência, que substitui o vidro no fecho de estruturas. Garante luminosidade natural ao ambiente.

POLIR – Lustrar uma superfície. São comuns os polimentos das pedras usadas nos revestimentos de paredes e pisos.

PONTALETE ou ESCORA – Qualquer peça de madeira, colocado a prumo ou inclinada, que trabalha a compressão.

PONTO – Sistema de referência usado para indicar inclinação de coberta e baseado no proporção entre a altura e o vão de uma tesoura de duas águas.

PORÃO – Pequeno espaço situado entre o solo e o primeiro pavimento de uma casa.

PORCELANATO – Revestimento cerâmico ou à base de resina de altíssima resistência e grande dureza, é bem mais cara, e possui maior qualidade, em geral de dimensões grandes, o nome tem origem italiana.

PORCELANIZADO – Processo industrial que dá aos materiais a aparência ou a textura da porcelana.

PORTA – Abertura feita nas paredes, nos muros ou em painéis envidraçados, rasgada até ao nível do pavimento, que serve de vedação ou acesso a um ambiente.

PORTA-BALCÃO – Aquela de duas folhas que se abre para sacadas, terraço ou varandas.

PÓRTICO – Átrio. Portal de entrada de uma casa, cuja cobertura é apoiada em colunas.

POSTIGO – Pequena abertura ou fresta. Pequeno vão feito a meia altura de uma parede que permite a passagem de objetos de uma divisão para outra. Portinhola aberta sobre a folha de uma porta maior.

POST FORMING – Acabamento arredondado de bordas, utilizado com laminados plásticos colados formatados por aquecimento.

PREÇO META – Preço tomado como referencia para se atingir, preço objetivo. Preço estipulado pelo contratante, que deve ser atingido sem ser ultrapassado.

PREÇO TURN KEY – Preço adotado para executar o serviço ou obra dito fechado ou tipo pacote.

PREPARO – Designa-se assim a aplicação espatulada de camada de cimento e cola PVA branca sobre pisos cimentados ou azulejos e seu lixamento após a secagem para permitir a colagem de acabamentos como placas vinilicas, carpetes, ou para recobrir azulejos a fim de receber reboco.

PRÉ-FABRICADO – Qualquer elemento produzido ou moldado industrialmente, de dimensões padronizadas. O seu uso tem como objetivo reduzir o tempo de trabalho e racionalizar os métodos construtivos.

PRÉ-MOLDADO – Peça modular, moldada na fábrica ou na própria obra, que se junta a uma outra como parte de um outra como parte de um quebra-cabeça a ser montado no lugar da construção.

PREO – Abreviatura de Profissional Responsável pela Obra. Toda obra deve ter um PREO registrado por documento ART junto ao CREA (Brasil).

PROFUNDIDADE EQUIVALENTE- – É o resultado numérico da divisão da área de um lote pela sua frente efetiva.

PROGRAMA – Conjunto das necessidades funcionais e sociais dos moradores que serve de orientação ao arquiteto para a elaboração do projeto.

PROJEÇÃO – Determinação de uma figura em uma reta, ou em um plano, através de retas originais do objeto em estudo (do latim Projectione)

PROJETO – Plano geral de uma construção, reunindo plantas, cortes, elevações, pormenorização de instalações hidráulicas e elétricas, previsão de paisagismo e acabamentos. O projeto arquitetônico precisa ser previamente aprovado no DED departamento de edificações, não podendo ser modificado sem seu conhecimento.

PROVA DE CARGA OU TESTE – Conjunto de procedimentos não destrutivos executados por firma especializada a fim de verificar se a obra está construída de acordo com o que foi previsto no projeto, o ensaio é feito utilizando em geral recipientes com água e são feitas medições para verificar parâmetros de deformação, defletomeros e outros. Pode ser também destrutiva feita em peça aleatória. São emitidos relatórios ou laudos.

PRUMADA – Posição vertical da linha do prumo. Também denomina a linha das paredes de uma construção.

PRUMO ou PRUMADA – Nome do aparelho que se resume a um fio provido com um peso numa das extremidades. Permite verificar o paralelismo e a verticalidade de paredes e colunas.