concreto colorido– Conclusões e recomendações

A estabilidade do pigmento tanto quimicamente quanto fisicamente deve ser levada em consideração ao se pensar em migração de produtos.

O uso de corantes não é recomendado à construção civil, por seu baixo poder de cobertura e sua solubilidade imprópria.

O uso de pigmentos base Negro Fumo é impróprio, pois sua descoloração é eminente e assim, a vida útil do ponto de vista arquitetônico de um concreto ou argamassa é baixa.

Na utilização de pigmentos orgânicos a resistência à alcalinidade, bem como à luz branca, à luz UV e as chuvas, com associada alteração de pH deve ser considerada como principal fator de rejeição deste tipo de produto dentro da construção civil.

O uso de pigmentos inorgânicos metálicos, base óxidos, como o Óxido de Ferro, Óxido de Cromo e Óxido de Cobalto, pode acontecer largamente nos campos de aplicação de construção, pois a durabilidade dos produtos estará associada ao sistema empregado e não ao pigmento, ou seja, à vida útil da estrutura do ponto de vista mecânico, não do ponto de vista arquitetônico.

Cabe ressaltar que para um bom resultado, todo trabalho deve ser executado por profissional qualificado, seguindo instruções de serviço métodos de aplicação indicado pelo fabricante do produto.
É imprescindível a supervisão de um técnico ou engenheiro especialista na área afim, bem como a aquisição dos materiais deve ser de qualidade e com certificação e a garantia do fabricante o mesmo indicando métodos de aplicação.

Fonte: sbrt.ibict.br
Elaborado por Norma Rodel – Rafael Marques Pereira – Técnico de Edificações
Vera Lúcia Schimmelpfennig Borges – Bibliotecária . SENAI-RS

Produção de concreto imitando ardósia

A produção de concreto imitando ardósia deve levar areia, mais pigmento esverdeado, água e cimento, sendo que estes materiais devem ser colocados numa forma especial para concreto, com textura.

Para modificar no mínimo a coloração do pigmento é indicado que se utilize cimento branco, ao invés do cimento comum.

fonte: sbrt.ibict