Já parou para pensar que jardinagem para crianças pode ser ainda mais divertido e educativo do que qualquer jogo ou brincadeira? Além de proporcionar um valioso bem estar para os pequenos, a criatividade ganha uma nova arena e a consciência ecológica desperta com tudo. Veja a seguir as atividades botânicas que seus filhos podem realizar com alegria.

Benefícios da Jardinagem para Crianças

Quando pensamos numa infância feliz, muitas vezes imaginamos um lugar aberto – um parque, uma praia, uma fazenda. Em outras palavras, tendo momentos inesquecíveis junto à natureza.

Os benefícios da jardinagem para crianças começa bem por aí. Elas saem de casa para ter contato direto com o meio ambiente. Só que de uma forma ainda mais próxima.

jardinagem para criançasAfinal a jardinagem é feita da interação direta com a terra, com a água, com plantas e sementes. Sem contar com toda a narrativa sobre a importância do sol para as plantas, dos pássaros e insetos na propagação das espécies…

Existe um verdadeiro livro de ciências em forma de experiência prática para os pequenos. Em forma de um imenso laboratório prático e totalmente orgânico para explorarem.

E isso é só o começo. Conforme as atividades forem se desenrolando as crianças aprenderão valores como dedicação constante, capacidade de observação e responsabilidade por uma forma de vida fundamental para a sobrevivência no planeta.

Crianças na Jardinagem: Opções de Lugar

jardinagem para criançasEm primeiro lugar é importante encontrar um local onde as atividades poderão transcorrer com tranquilidade. Se você tiver um quintal, perfeito – fica tudo em casa, literalmente! É mais prático.

Porém se a família mora em apartamento será preciso buscar alternativas. Caso se trate de uma cobertura com área aberta ou um apartamento com varanda ou terraço, basta criar um canteiro. Ou apostar nos vasos, que também sempre vão funcionar.

Se o seu apartamento é totalmente fechado, dá para recorrer a uma bancada perto de uma janela que receba luz direta grande parte do dia. Ou pedir permissão ao condomínio para utilizar alguma área aberta no térreo ou playground para criar esse espacinho tão pedagógico para as crianças do edifício.

Por fim, procure uma horta comunitária na sua região. É possível que eles estejam abertos a jovens voluntários.

Ideias para Começar a Jardinagem para Crianças

Escolha uma espécie de planta que se adapte bem ao clima da sua região e à época do ano. Muitos vegetais possuem um mês mais auspicioso para serem cultivados.

É importante que a espécie seja de crescimento rápido. Isso vai manter o interesse do seu filho. Caso dê flores ou possuam folhagem colorida, ainda melhor.

Uma boa ideia é apostar nas ervas aromáticas. Elas se desenvolvem ligeiras e ainda podem ser usadas na hora de fazer um lanchinho da tarde para a criança. Ela mesma pode colher o que plantou e acrescentar na própria receita!

jardinagem para crianças

Isso pode estimular o interesse numa dieta mais rica em vegetais, facilitando uma alimentação mais saudável.

Já pensou em cultivar árvores frutíferas em vasos? Elas possuem um crescimento mais lento, é verdade. Mas o processo ainda é fascinante e exercita a paciência dessa geração tão instantânea. Sem contar com o orgulho de poder colher, comer ou inventar receitas com os frutinhos!

Espécies Ornamentais Fáceis de Plantar

Mas nem só de horta é feita a jardinagem para pequenos. Há espécies ornamentais fáceis de plantar mesmo em locais de sombra.

Plantas suculentas são facílimas de propagar e são encontrada nos mais diversos (muitas vezes divertidos) tamanhos, cores e formatos. Que tal sugerir um berçário de várias espécies diferentes?

Uma vez crescidas as plantas, a criança poderá começar a criar arranjos, terrários e pequenos projetos paisagísticos com elas.

Além de todos os benefícios práticos da jardinagem, sempre será necessário buscar informações para que a plantinha vingue, da semente às flores e frutos. A pesquisa, em si, incrementa o aspecto cognitivo do pequeno.

Dá para começar ainda hoje!