Um curso técnico é ideal para quem quer se preparar para ingressar no mercado de trabalho rapidamente. São de curta duração – no máximo dois anos. Fique por dentro desse universo e aumente suas chances de conquistar uma boa vaga de emprego.

Cursos técnicos são regulamentados pelo Ministério da Educação (MEC). Isso significa que a instituição de ensino pediu autorização do Governo Federal e cumpriu todos os requisitos.

Curso Técnico: Os Três Tipos

Existem três tipos de cursos técnicos. Dois deles são cumpridos durante o Ensino Médio, com grade curricular que substitui ou complementa a da escola.

Ou seja, o indivíduo já conclui o Ensino Médio pronto para se colocar profissionalmente.

O curso técnico profissionalizante é para quem já concluiu o Ensino Médio e quer ingressar sem demora no mercado de trabalho. Afinal a grade curricular é mais enxuta que o de uma universidade.

Os salários oferecidos são atraentes, já que o profissional formado é um especialista no assunto. E esse tipo de mão de obra ainda é rara no Brasil.

O certificado de conclusão de um curso técnico é o diploma de nível médio. E sim, ele já é válido para buscar um trabalho.

A partir daí você pode continuar seus estudos numa universidade e conquistar um diploma de ensino superior. Ou não.

Cursos Técnicos que Mais Empregam

curso técnicoAtualmente as carreiras que mais oferecem oportunidades no país são:

  • Técnico em Meio Ambiente
  • Técnico em Redes de Computadores
  • Técnico em Comércio Exterior
  • Técnico em Geoprocessamento
  • Técnico em Mecânica

Técnicos em Marketing, Enfermagem, Recursos Humanos, Contabilidade e Seguros também recebem boas ofertas de salário.

Mas é claro que você deve buscar uma área onde você alcançará satisfação também pessoal. Praticamente qualquer curso universitário conta com um correspondente técnico.

Onde Fazer um Curso Técnico

Existem inúmeras instituições especializadas no ensino técnico por todo o Brasil. Algumas faculdades e universidades também oferecem essa modalidade.

O mais importante, na hora da escolha, é confirmar se o curso que você quer é reconhecido pelo MEC naquela instituição. Caso contrário você terá um certificado de conclusão inválido junto aos empregadores.

Um curso técnico é essencialmente prático. Mesmo assim muitos lugares oferecem a modalidade à distância (EaD) para os interessados.

Se o seu orçamento está muito apertado poderá apostar nos cursos técnicos gratuitos. Ou se candidatar a uma bolsa de estudos.