7 – Conhecer marketing – Marketing, como muitos pensam, não é só propaganda.
Marketing é um conjunto de atividades desenvolvidas pela empresa, para que esta atenda desejos e necessidades de seus clientes.
As atividades de marketing podem ser classificadas em áreas básicas, que são traduzidas nos 4 P’s do marketing.
São eles:
– Produto,
– Pontos de Venda,
– Promoção (Comunicação)
– Preço.
8 – Processo operacional- Este item trata do como fazer.
Devem ser abordadas tais questões:
que trabalho será feito e quais as fases de fabricação/venda/prestação de serviços;
quem fará;
com que material;
com que equipamento;
e quando fará.
É preciso verificar quem tem conhecimento e experiência no ramo: você? um futuro sócio? ou um profissional contratado?
9 – Projeção do volume de produção, de vendas ou de serviços –
É prudente que o empreendedor ou empresário considere:
a necessidade e a
procura do mercado consumidor;
os tipos de mercadorias ou serviços a serem colocados no mercado; a disponibilidade de pessoal;
a capacidade dos recursos materiais – máquinas, instalações;
a disponibilidade de recursos financeiros;
a disponibilidade de matéria-prima, mercadorias, embalagens e outros materiais necessários.
10 – Projeção da necessidade de pessoal – Identifique o número de pessoas necessárias para o tipo de trabalho e que qualificação deverão ter, inclusive o do serviço de escritório.
11 – Análise financeira – É necessário fazer uma estimativa do resultado da empresa, a partir de dados projetados, bem como, uma projeção do capital necessário para começar o negócio, pois terá que fazer investimento em local, equipamentos, materiais e despesas diversas, para instalação e funcionamento inicial da empresa.
Artigos nesta série:
1 – Plano de negócio: O que é e como elaborar
2 – Plano de negócio: Definindo o negócio
3 – Plano de negócios: Mercado potencial
4 – Plano de negócios: Fornecedores
5 – Plano de negócios: Concorrência
6 – Plano de negócios: Funcionários
7 – Plano de negócios: Produtos e Serviços
8 – Plano de negócios: Marketing e comercialização
9 – Plano de negócios: Investimentos
10 – Plano de negócios: Viabilidade economica