Escolha o Regime de Tributação Adequado

Os três regimes de tributação disponíveis no Brasil são Simples, Lucro Resumido e Lucro Real.

O regime Simples é, em geral, usado no início das atividades da empresa; mas se a projeção do negócio indica prejuízos expressivos nos primeiros anos, o ideal é a adoção do lucro real.

O Simples é permitido para negócios com faturamento anual de até R$2,4 milhões. Neste modelo, o imposto é calculado de acordo com o ramo e o porte da empresa (4% a 27,9%) e é proporcional ao faturamento da empresa.

Como Adquirir e Passar Nota Fiscal

trabalho computadorTodo negócio exige a emissão de nota fiscal para a venda de seus produtos ou serviços.

Para tanto, o empreendedor deverá pedir autorização para a Receita Estadual ou prefeitura, de acordo com o seu negócio.

Quem é prestador de serviço paga impostos ao município; logo, deve procurar a Prefeitura; negócios que trabalham com indústria ou comércio devem à Secretaria da Fazenda do estado, podendo requerer permissão online.

Atenção ao Endereço Comercial

Como já mencionado, é fundamental descobrir se o endereço do seu negócio está localizado numa área permitida para a realização de suas atividades.

Em outras palavras, confira a condição de autorização da prefeitura para que ele possa ser ocupado e as leis de ocupação de solo, que podem ou não permitir, por exemplo, o funcionamento comercial.

Só depois de definido o contrato social, inscrições, CNPJ e zoneamento regularizado o empreendedor adquire o Alvará de Funcionamento. Uma dica é pedir para um engenheiro avaliar todos os aspectos relacionados à localização e condições do imóvel.

Os contratos de locação permitem que o empresário alugue o imóvel por apenas um ano, com possibilidade de estender para cinco anos, desde que avise com seis meses de antecedência do término do contrato.

É importante avaliar qual o prazo ideal de permanência na primeira fase do negócio.