Como não se perder na enorme paleta de cores na hora de escolher os acabamentos e a decoração de interiores? Aqui estão dez dicas para ajudá-lo a fazer a escolha certa.

A cor é o principal aspecto que define o humor de todo o interior, portanto, sua escolha deve ser feita com atenção especial. Muitas vezes, essa tarefa pode ser confusa, mas nossas dicas o ajudarão na hora de escolher.

1. Preste atenção ao seu guarda-roupa

Fonte: Pinterest – rm-style.com

Um guarda-roupa é uma grande fonte de inspiração para a seleção de cores. Dando preferência a algumas cores nas roupas, procuramos enfatizar nossos méritos, para mostrar nosso caráter.

Subconscientemente, escolhemos cores que melhoram nosso humor. Portanto, suas cores favoritas podem ser transferidas com segurança para o interior.

2. Use a regra das três cores

Perdido na enorme variedade de cores? Lembre-se da regra de ouro das três cores: escolha três tons e repita-os em diferentes elementos de design.

3. Lembre-se da proporção 60/30/10 na paleta de cores

Fonte: Pinterest – love-palette.tumblr.com

A proporção das cores no espaço deve corresponder à fórmula 60/30/10, onde:

  • 60% deve ser ocupada pela cor principal, dominante,
  • 30% – pela cor secundária,
  • 10% deve ser usado para outras cores.

Ao escolher a paleta de cores, a cor dominante são as paredes, a cor secundária são os estofados dos móveis e a cor de destaque são os acessórios e itens de decoração.

4. Adicione variedade com tons semelhantes

Fonte: Pinterest – bayleesneaddesigns.com

Um interior usando apenas três cores pode ser muito sem graça. Para evitar isso, mas ao mesmo tempo não criar caos de cores, adicione ao esquema de cores tons mais claros ou mais escuros das cores que você já está usando.

5. Mantenha um equilíbrio entre tons quentes e frios

Um interior harmonioso sempre combina cores quentes e frias. Uma cor quente rica deve ser complementada com dois tons claros frios e vice-versa: uma cor fria forte e brilhante deve ser suavizada com tons quentes ensolarados.

6. Use combinações de cores comprovadas

Se você está preocupado em perder uma combinação de tonalidades, consulte a roda de cores.
Você pode ter certeza absoluta de várias opções: esquemas complementares, equidistantes, análogos e monocromáticos.

7. Lembre-se do peso de cores diferentes na paleta de cores

Fonte: Pinterest – grtimpressions.com

A escolha da cor depende do tamanho e da configuração do ambiente. Tons suaves e padrões simples permitem que os espaços pareçam mais espaçosos e livres por serem leves. Portanto, eles são ideais para pequenos espaços.

Por outro lado, cores mais ousadas, mais brilhantes e mais saturadas, bem como padrões maiores, são adequados para salas espaçosas porque adicionam peso visual.

8. Não esqueça que qualquer material e textura tem cor

Pisos de madeira, paredes de tijolo, ferragens cromadas e moldura de espelho, cada detalhe do espaço tem uma tonalidade própria que deve ser tida em consideração.

Muita variedade de cores pode transformar o interior em um verdadeiro caos, e a última gota pode ser um detalhe aparentemente insignificante como a cor das maçanetas do armário da cozinha, que não combina com outros elementos de metal.

9. Lembre-se da harmonia da paleta de cores

O interior fica harmonioso quando os tons mais escuros estão localizados na parte inferior e os mais claros na parte superior.

Mesmo em interiores escandinavos claros, os pisos são mais escuros do que as paredes, por analogia com a natureza, onde a terra é sempre mais escura que o céu.