A calandiva é uma planta muito bonita e que exige poucos cuidados. É perfeita para quem quer ter uma casa florida. Saiba como explorar seu potencial estético e outros segredos dessa suculenta.

Popularmente conhecida como flor-da-fortuna, a calandiva pertence à família das crassuláceas. Tem folhas grossas, largas e, de um tom de verde escuro.

Considerada uma suculenta, a planta tem flores que crescem bem agrupadas e, são bem coloridas, variando entre tons de branco, laranja, vermelho, amarelo, rosa e lilás.

Geralmente floresce entre o outono e a primavera e a floração dura até três meses. Por isso, você pode ter a sua casa florida por bastante tempo.

calandiva
Calandiva. Foto: Pinterest – hablemosdeflores.com

Se você quer saber mais sobre essa espécie, continue lendo esse texto que está repleto de informações valiosas sobre a calandiva e o seu cultivo.

Origem do nome e significado

Como o próprio nome sugere, a flor-da-fortuna tem um grande significado, relacionado à prosperidade e felicidade.

Por isso, se você quiser desejar coisas boas para alguém especial, a calandiva é uma ótima opção de presente.

calandiva
Calandiva. Foto: Pinterest – Farmfoodfamily.com

A história por trás do nome da planta também é bastante interessante e poética. Conta-se que havia uma família humilde que morava em um sítio, onde tinham algumas moedas de ouro escondidas.

Um dia dois ladrões decidiram roubar as moedas e invadiram o local assassinando os dois adultos e deixando uma menina órfã.

Vendo a cena, a garota começou a pedir por salvação. Então, chegou um anjo e transformou todas as moedas em calandivas.

Depois de não conseguirem encontrar nenhuma moeda, os ladrões foram embora. E o anjo prometeu que toda vez que mal intencionados chegassem perto da casa, as moedas seriam transformadas em flores da fortuna.

Cores e significados

calandiva
Calandiva. Foto: Pinterest – worldofsucculents.com

A calandiva sempre está relacionada com coisas boas, mas acredita-se que o significado varia um pouco de acordo com a cor da planta. Veja a lista a seguir:

  • Rosa: tem significado de romantismo, ternura e fantasia. É é uma opção que passa a ideia de delicadeza e sensibilidade;
  • Vermelha: a planta se destaca no ambiente e tem significado de força de vontade e paixão;
  • Branca: transmite a sensação de luz e paz. Acredita-se que ajude a repelir energias ruins, fazendo a limpeza do ambiente;
  • Amarela: símbolo de otimismo e alegria, é ótima para pessoas que amam a vida.

Para que serve a calandiva?

calandiva
Calandiva. Foto: Pinterest – worldofsucculents.com

A flor-da-fortuna é ótima para a decoração de ambientes, sejam eles internos ou externos. Dentro de casa é preciso organizar os vasos de uma forma estratégica para que eles tenham bastante acesso à luz.

Mas a calandiva é muito usada também em projetos de jardinagem e paisagismo quando há a necessidade de deixar as áreas verdes mais coloridas.

Não se pode esquecer também que essa espécie é ótima para dar de presente. Seja em um vaso só com ela ou em meio a um arranjo com outros tipos de plantas.

Aqui vale ainda o comentário de que a flor-da-fortuna não é a mesma coisa que folha-da-fortuna (Kalanchoe pinnata). Essa segunda é uma planta de uso medicinal, mas a calandiva não tem esse tipo de propriedade.

Como cuidar de flor da fortuna?

calandiva
Calandiva. Foto: Pinterest – commons.wikimedia.org

A Calandiva é uma ótima plantinha para se ter dentro de casa ou no jardim, pois ela é vistosa e de fácil manutenção.

Apesar disso, você precisa saber alguns detalhes sobre os cuidados com ela para que possa crescer e florescer.

A Calandiva precisa de boa Iluminação

A flor-da-fortuna é uma planta de origem africana que é bem adaptada à iluminação intensa e à pocas quantidades de água.

Assim como as demais suculentas, ela precisa de um pouco de luz solar direta todos os dias. Mas tenha atenção para não deixar a planta exposta diretamente ao sol muito forte. Nesse caso ela pode acabar se queimando.

calandiva rosa
Calandiva rosa. Foto: Pinterest – krrot.net

Inclusive, uma boa iluminação é primordial para o florescimento. Então é recomendado que se coloque a planta diariamente no sol – sobretudo quando ela estiver sem flores.

Quando for utilizar a calandiva em espaços externos, prefira locais onde a luz do sol seja amena. E caso a planta fique dentro de casa, posicione-a preferencialmente próxima a janelas ou em locais onde incida luz.

Tipo de solo e adubação

Como a calandiva é adaptada à ambientes com pouca irrigação, precisa que o solo seja bem drenado.

flor da fortuna
Flor da fortuna. Foto: Pinterest – krrot.net

Você pode misturar uma parte de terra com duas partes de areia ou adquirir um substrato próprio para suculentas.

O solo deve estar sempre rico em matéria orgânica. É recomendado fazer a adubação de tempos em tempos para que a planta cresça saudável.

  • Veja também: Como Cultivar a Hosta (Hosta undulata L. H. Bailey)

Faça regas esparsas

A flor-da-fortuna é um tipo de suculenta e, por isso, tem baixa demanda de água. Deve-se regar apenas quando o solo estiver bem seco.

Assim, para se certificar, coloque o dedo até o fundo do vaso. E regue apenas se estiver realmente seco. Em média, a rega deve acontecer uma vez por semana.

Como fazer muda de calandiva?

flor da fortuna
Flor da fortuna. Foto: Pinterest – krrot.net

Se você adora a calandiva e quer aprender a fazer uma muda, saiba que o procedimento é simples. Basta seguir os seguintes passos:

  1. Primeiramente, remova um galho de pelo menos cinco centímetros;
  2. Tire as folhas, deixando apenas duas ou três;
  3. Coloque o galho em um papel e deixe que ele seque por três dias mais ou menos;
  4. Plante-o em um vaso com solo bem drenado e regue;
  5. Mantenha o solo mais úmido até que a planta crie raízes e depois cuide dela como foi especificado nesse texto.

Calandiva é uma suculenta?

flor da fortuna
Flor da fortuna. Foto: Pinterest – es.wikipedia.org

Calandiva, ou flor-da-fortuna, são denominações populares para a planta Kalanchoe Blossfeldiana.

Pertencente à família crassulácea, planta considerada uma suculenta. Assim como as demais, ela tem origem africana e resiste bem ao calor e à falta de água.

Em resumo, essa é uma planta encantadora, muito adequada para quem deseja deixar a casa mais bonita, alegre e se não quer ter muito trabalho.

Ademais, existem várias colorações diferentes. O que te dá ainda mais possibilidades para a decoração.

Outro ponto é que elas se adaptam muito bem seja dentro de casa, seja no jardim, desde que tenham acesso à bastante luz.

Conclusão

Depois de ler esse texto você já conhece o significado da calandiva! E está pronto para cultivar essa planta na sua casa.