Aprenda a plantar e a cuidar da famosa barba-de-serpente, planta rasteira muito presente como borda de canteiros. Nativa do leste da Ásia, ela dá flores brancas ou roxas encantadoras.

Nome botânico: Liriope muscari (Decne.) L.H.Bailey
Sin.: Ophiopogon muscari Decne., L. platyphylla (Hook) F.T.Wang., entre outras.
Nome popular: barba-de-serpente, ofiopogo-azul
Angiospermae – Família Asparagaceae
Origem: Leste da Ásia

Descrição da Barba-de-Serpente

barba-de-serpentePlanta herbácea perene acaule, rizomatosa e estolonífera de altura entre 30 e 45 cm. Suas folhas são estreitas e variegadas com listras verde claro e creme, saindo diretamente do rizoma.

A planta emite estolões, podendo preencher espaços ao seu redor. Mas não tem característica invasora.

As flores são pequenas na cor branca ou violeta. Ficam dispostas em espiga rala no meio das folhas, constituindo ornamentação à parte.

O florescimento ocorre no final do verão. Esta planta pode ser cultivada em climas subtropicais a temperados.

Outras plantas com o nome de barba-de-serpente podem ser encontradas no país. Podem ser a Liriope armeniacum, de inflorescências grandes na cor violeta. Sua folhagem de 20 a 25 cm de altura com folhas verdes entouceiradas.

Outra é o Ophiopogon jaburan, com folhas também variegadas. Só que mas mais finas e inflorescência branca sem muitos atrativos.

Como Plantar a Barba-de-Serpente

É uma planta fácil de cultivar: aprecia solos bem drenados e locais ensolarados. Todavia é tolerante em canteiros que tenham sombras à tarde.

Tolerante a calor, seca e umidade durante os meses de maior índice pluviométrico ou regime de chuvas mais escasso. As regas podem ser regulares, quando regar o jardim.

O solo de cultivo é indiferente. No entanto um substrato enriquecido com abonos animais ajudará a produzir folhas mais bonitas.

Um exemplo é o adubo de aves bem curtido, cerca de 150 g/m2 e adubações de inverno com adubo granulado NPK formulação 10-10-10, cerca de 100 g/m linear.

Distanciamento Entre as Mudas

barba-de-serpentePara estabelecer as mudas, preparar o canteiro para plantio. Se for usada para bordas, plantar depois das outras plantas do canteiro. Observe um espaçamento de 25 cm entre mudas na linha.

A barba-de-serpente é usada como uma planta rasteira. Isto é, ela fica muito bem como planta de forração e cobertura vegetal ao redor de árvores ou palmeiras de tronco mais alto.

Para isso, usar o mesmo tipo de espaçamento, desencontrando as linhas para fechar bem os espaços.

Cuidados com a Barba-de-Serpente

Para uma melhor produção de folhas bonitas é conveniente retirar as espigas florais assim que forme emitidas. Corte com tesoura bem na base do pendão.

Durante o outono ou inverno, em regiões mais frias, poderá ocorrer folhas secas de cor castanha. Elas devem ser retiradas. A poda deve ser feita com tesoura de jardinagem, bem junto da base da planta, uma a uma.

Evitar o corte raso da touceira, que propicia um aspecto pouco ornamental. Também prejudica a planta, que gastará muita energia para a emissão de novas folhas.

Mudas e Propagação

barba-de-serpenteOs frutos que produz são do tipo baga com envoltório seco. A propagação por sementes é viável, porém trabalhosa. A época de realizar esta tarefa é no outono, pois as flores ocorrem no verão.

Na casca há um composto fenólico que inibe a germinação da semente. Se houver interesse na produção por sementes deverá ser feita a estratificação dos frutinhos. Use areia úmida em ambiente de casa de vegetação ou dentro de casa onde há algum calor.

Tempo aproximado de 8 semanas. Depois retirar a casca e semear em composto orgânico. Deixe em local protegido até que tenha alguns centímetros de altura e possa ser manuseada.

Plante em recipientes do tipo vaso de cultivo. Saquinhos plásticos ou embalagens alternativas descartáveis podem servir. Somente levar para canteiro quando estiver com boa quantidade de folhas.

A propagação por separação de touceira é a mais utilizada. É melhor no outono ou melhor no meio do inverno, pois o período de crescimento é na primavera. Retire a muda do canteiro e separe com cuidado. Leve sempre pedaços do rizoma e folhas.

Plantar diretamente no canteiro ou em recipientes com composto orgânico. Manter a umidade do substrato pelos próximos dias. É uma forma muito em conta de preencher espaços vazios na borda do canteiro ou levar mudas para outros espaços no jardim.

Doenças e Pragas Mais Comuns na Barba-de-Serpente

barba-de-serpenteAlguns problemas podem acontecer para esta planta, tal como antracnose nos talos das folhas.

Fungo Pythium atacam os rizomas. Ele pode se desenvolver a partir de substratos contaminados e ambiente muito úmido no canteiro.

Retirar e eliminar as mudas com este problema.

Cochonilhas também podem atacar as folhas, mas não é muito comum. Já lesmas e caramujos escondem-se entre as touceiras. Eles podem consumir as folhas ou atacar plantas vizinhas, mais palatáveis.

Paisagismo e Uso Decorativo

Em paisagismo é uma planta bem interessante de introduzir em projetos. Além de muito ornamental, resolve o que colocar em canteiros de palmeiras e árvores ou dar acabamento a bordas extensas de gramado.