Plantas perfumadas por meio de suas flores e folhas são sempre uma atração no jardim. Podemos ter árvores, arbustos e herbáceas com perfume. Incluindo as plantas conhecidas como aromáticas, que são usadas na culinária e em chás terapêuticos.

Algumas Plantas Perfumadas: Árvores e Arbustos

Plantas com flores perfumadas que são sentidas ainda longe são de grande atração. Mas devemos ter cuidado em não as cultivar junto a dormitórios. Isso porque podem causar reações alérgicas em pessoas com rinite ou asma.

O Ligustro (ligustrum lucidum)

Dentre estas estão os ligustros (Ligustrum lucidum), uma árvore perenifólia de até 10,0 m de altura.

Suas folhas são simples e a inflorescência é feita de pequenas flores branco-amareladas. São muito perfumadas, de odor doce, quase enjoativo.

Manacá-de-Cheiro (Brunfelsia uniflora)

Também de perfume inconfundível é o manacá-de-cheiro (Brunfelsia uniflora).

Esta planta é cultivada em jardins e calçadas. É apreciado pelas suas flores azul-violetas que vão ficando brancas, com perfume muito forte.

Tem cerca de 3,0 m e é nativo do Brasil.

Arbusto Jasmim-da-Noite (Cestrum nocturnum)

plantas perfumadasDentre outras plantas perfumadas destacamos outra de acentuado odor. Assim como outras espécies ela também é conhecida popularmente como a dama-da-noite.

São várias as plantas denominadas “dama da noite”.

Este arbusto, jasmim-da-noite (Cestrum nocturnum), pode alcançar até 3,0 m de altura. Apresenta folhagem simples e flores tubulares amareladas. Ambos florescem da primavera ao verão.

Jasmim-do-Imperador (Osmanthus fragrans)

Um belo arbusto de grande porte ou árvore pequena é o jasmim-do-imperador (Osmanthus fragans), com mais de 6,0 m de altura e lento crescimento.

Possui folhas simples coriáceas, flores amareladas pequenas e de perfume acentuado de jasmim. É muito usado em paisagismo para jardins pequenos.

Seu perfume somente é sentido à tarde e é muito agradável. Jasmins são conhecidos e apreciados pelos amantes das plantas perfumadas.

Jasmim-do-Cabo ou Gardênia

Do time das plantas perfumadas fazem parte arbustos de pequeno porte. É o caso do jasmim-do-cabo ou gardênia (Gardenia jasminoides).

Sua altura vai até 2,50 m. São muito apreciados e cultivados em jardins particulares e de condomínios sobre gramados e renques junto a muros. Seu perfume é mais acentuado pela manhã e no fim da tarde.

Plantas Perfumadas Tipo Liana ou Trepadeira

Jasmins do tipo escandente ou liana são ideais para pergolados e cercas. Como, por exemplo, o jasmim-asa-de-anjo (Jasminum nitidum). E também o jasmim-dos-poetas (Jasminum polyanthum).

Têm perfume suave e podem ser sentidos somente quando estamos mais perto da planta.

Outra liana de perfume inconfundível é a madressilva (Lonicera japônica).

Arbusto semilenhoso muito vigoroso, de folhas ovais estreitas e flores tubulares brancas que tornam-se amarelas.
Tem caráter invasivo e deverá ter seu tamanho controlado por podas.

Plantas Perfumadas: Herbáceas e Aromáticas

plantas perfumadas
Flor-de-mel

Também entre herbáceas temos plantas perfumadas.

A mais conhecida é a flor-de-mel ou alisso (Lobularia maritima). Ela apresenta folhas e flores pequeninas e que têm perfume muito agradável.

É usada para cobertura vegetal ou bordadura de canteiros, atraindo abelhas e borboletas.

As aromáticas são sempre apreciadas para cultivo em hortas e em vasos para sacada. Propiciam aquele detalhe a mais em receitas e nos fornecem folhas para nossos chás calmantes e digestivos.

Temos o manjericão (Ocimum basilicum), que exala seu perfume a partir das folhas quando é tocado ou quando regamos as plantas.

O alecrim (Rosmarinus officinalis), também outra aromática, tem perfume peculiar. Mas só quando esmagamos nos dedos suas folhas.

A conhecida e apreciada hortelã (Mentha spp.) talvez seja a mais usada. Inclusive em receitas de carnes, para chás e complemento em pratos diversos.

Plantas perfumadas para o jardim e a horta são utilizadas há muito em cultivos, apreciadas por todos. Necessitam de sol para desenvolver seu perfume, pois este é subproduto da fotossíntese.

Podem ser encontrados em partes das flores, folhas e até de raízes. São cultivadas pela beleza, pelo perfume e por ser possível sua utilização pela indústria cosmética e alimentícia.