As flores do alho pertencem à família Amaryllidaceae e ao gênero Allium, que inclui não apenas essa espécie como também a cebola, o alho-poró, a chalota e a cebolinha, por exemplo. São perenes e encontradas ao redor do mundo, com exceção da Austrália e da Nova Zelândia, e são altamente ornamentais. Conheça a seguir as principais variedades, escolha a que mais gostar para cultivar no seu jardim e confira ideias de arranjos e buquês para montar com elas.

Características gerais das flores do alho

flores do alho
Foto: Garden Bargains

A maior parte das flores do alho possuem inflorescência arredondada, tipo um pompom. Mas também existem aquelas em formato de xícara, estrela, pendulares e semi-circulares. Algumas espécies só conseguem florescer em locais de clima temperado.

Suas folhas são longas e afiladas e tendem a murchar quando o vegetal entra em fase de hibernação. O que é comum entre alguns tipos de plantas e flores bulbosas. A floração desses vegetais é única – ocorre apenas uma vez em seu ciclo de vida.

Quando você notar que as flores estão começando a murchar, corte-as e siga o processo de secagem. Ficarão lindas e durarão para sempre.

O cultivo das hortaliças floridas do gênero Allium é relativamente fácil. Saiba como fazer isso no próximo capítulo.

Como plantar diferentes espécies do gênero Allium

flores de allium
Foto: Pinterest

Solo

A maior parte dos Alliums preferem um solo com pH ligeiramente ácido, por volta de 5.5 a 6.5. Contudo ainda mais importante do que isso é que ele seja bem drenado: o bulbo apodrece com facilidade na terra molhada, especialmente se estiver na fase de dormência. Portanto enriqueça a o solo com matéria orgânica em bo aquantidade para ajudar na drenagem.

Como plantar

O ideal é plantar os bulbos no outono. Enterre-os numa profundidade que seja de duas a três vezes seu diâmetro. Depois disso regue-os. As flores devem surgir na primavera.

São plantas fáceis de cultivar e de cuidar. Se o solo for fértil não exigirão adubagem. Depois da florada é importante manter o solo úmido caso as chuvas não seja suficientes.

Pragas e doenças

Alliums ornamentais não atraem insetos nem pragas e roedores os evitam. No entanto podem ser acometidos por doenças fúngicas. Mesmo assim não ameaçam as flores – seria problematico apenas se fosse uma plantação para consumo alimentar.

Alho-holandês (Allium hollandicum)

flores de alho
Foto: Istock

O alho-holandês dá uma das flores mais celebradas entre as do gênero Allium. Elas são bem pequenas, tem formato de estrela e se organizam em forma de globo, resultando num visual bem impressionantes.

Possuem uma coloração violeta bem profunda. Suas folhas são verde-azuladas e possuem formato longo, ereto, bem elegante. A planta inteira pode medir de 71cm a 91cm. Ficam incríveis em canteiros e bordas de jardins, principalmente quando são plantadas em grupo.

Como flores de corte podem durar até 2 semanas no mais perfeito estado.

Alho-poró rosa (Allium oreophilum)

flores do alho
Foto: Mirror Garden

A flor do alho-poró rosa é compacta, tipo estrela e com uma belíssima tonalidade rosa-avermelhada. As folhas são estreitas, semi-eretas e em verde-acizentado. Pode chegar a 30cm de altura e prefere solo de médio para seco, bem drenado e sol pleno.

Fica maravilhosa em bordas de jardins, canteiros, jardins de pedra e em vasos.

Cebola-de-folha-estreita (Allium amplectens)

flores do alho
Foto: Longfield Gardens

Nos EUA a cebola-de-folha-estreita, ou Allium amplectens, é conhecida como “graceful beauty”, ou “beleza graciosa”. As pétalas brancas de suas flores são riscadas por um fio lilás que lhes confere um visual único.

É perfumada e ótima para atrair abelhas e borboletas. Depois que as flores murcham a planta entra em estado de dormência. É tóxica para animais silvestres e domésticos.

Cebola-da-Pérsia (Allium cristophii)

flores do alho
Foto: Dreamstime

A cebola-da-Pérsia, ou estrela-da-Pérsia, possui uma aparência bastante semelhante ao alho-holandês. Contudo chega a apenas 50cm de comprimento e o violeta das flores é mais puxado para o rosado.

É um vegetal mais tolerante em relação às condições do solo: crescem bem tanto em terra argilosa quanto arenosa – o importante é que seja bem drenada. O pH também pode ser tanto alcalino quanto neutro ou ácido.

Sua propagação é feita por meio de sementes. Dificilmente ficam doentes e não necessitam de podas.

Alho siciliano (Allium nectaroscordum)

flores do alho
Foto: Download Free

O alho siciliano dá deslumbrantes flores em tons misturados: creme, amarelo, rosa e verde. Elas se curvam como sinos e exalam o odor que o caracteriza na culinária italiana.

Pode chegar a 1,2m e adora o clima e as condições do Mediterrâneo, sendo nativo também do sul da frança.

Alho Monte Evereste (Allium stipitatum ‘mount everest’)

flores do alho
Foto: Pinterest

Conforme o nome indica, as flores do alho (ou chalota) Monte Evereste são brancas e  organizadas num globo de 50 unidades delas que chega a impressionantes 15cm de diâmetro. As folhas são verde-acizentadas.

A planta alcança o tamanho máximo do alho-holandês, por volta de 91cm. Gosta de solos bem drenados, mais arenosos e puxados para umidade mediana a seca. São resistentes à secas.

Cebola-de-Schubert (Allium schubertii)

flores do alho
Foto: Green Garden Flowerbulbs

Talvez a mais exótica de todas, a cebola-de-Schubert parece fogos de artifício explodindo no céu. Possui um núcleo cheio de flores roxas com núcleo verde e cabos longos cujo diâmetro se assemelha a altura total da haste, que variam de 45cm a 60cm.

Ela gosta de solo fértil, bem drenado e a sol pleno. Fica maravilhosa em borda de jardins e sozinha em vasos, para um efeito dramático.

Cebola-do-Turquestão (Allium karataviense)

flores do alho
Foto: Eden Brothers

A cebola-do-Turquestão possui folhas largas e fica toda próxima ao solo. É robusta e dá globos floridos rosados de aproximadamente 7cm de diâmetro, chegando a altura máxima de 30cm.

Crescem em locais de sol pleno e solo bem drenado. Floresce ao final da primavera e início do verão e essa floração dura de 2 a 3 semanas. Exala um aroma adocicado.

Toleram secas e temperaturas altas mas também precisam de períodos mais frescos em seu ciclo anual.

Cebola ornamental (Allium Globemaster)

flores do alho
Foto: Gardenia.net

A cebola ornamental talvez seja a espécie do gênero Allium com formato mais arquitetônico. Seu globo de flores é maior e a planta chega a 1,20m e apresenta um tom bem marcante de violeta.

Da mesma forma que a cebola-da-Pérsia, se adapta bem a diversos tipos de solo (com preferência ao mais arenoso) e tolera bem secas. Aliás precisam de sol pleno para se desenvolverem bem.

Trata-se de um híbrido entre o Allium cristophii e o Allium macleanii. As flores tendem a secar logo depois de surgirem mas continuam lindas por muito tempo. Elas não exalam perfume.

Alho-dourado (Allium moly)

flores do alho
Foto: DeVroomen

A flor do alho-dourado pouco parece pertencer ao gênero Allium: são amarelas, uma cor que foge totalmente à paleta das demais espécies. São lindíssimas e se abrem do fim da primavera ao início do verão.

Gostam de solo drenado, sol pleno e chegam a 20cm de altura.

Alho-poró de cabeça redonda (Allium sphaerocephalon)

flores do alho
Foto: Woodland Bulbs

Também conhecido como alho baqueta, alho de cabeça redonda e cebola de cabeça redonda, a flor do Allium sphaerocephalon possui um formato que se assemelha a baquetas – aquelas de madeira, usadas para tocar bateria.

Possuem um tom forte de violeta e folhas verde-limão, que com o tempo se tornam marrom-avermelhadas. São perfeitas para jardins selvagens.

Gostam de sol pleno e solo bem drenado. Chegam a 90cm.

Alho Silver Spring (Allium nigrum ‘Silver Spring’)

flores do allium
Foto: johnscheepers.com

Possui flores em tom marfim com um magnífico tom de rosa e vinho no centro, que é organizado em forma de pequeninas bolinhas que parecem framboesas. Ficam reunidas em um globo rebuscado e bufante. Exalam um perfume doce, semelhante ao mel, e a folhagem é verde pálido. Crescem entre 70cm e 90cm.

Podem causar irritação se entrar em contato direto com a pele: use luvar ao manuseá-lo. É perigoso para roedores e outros pequenos animais silvestres – sem contar com os domésticos. Portanto mantenha o Silver Spring fora do alcance dos bichos. Em contrapartida atraem insetos polinizadores.

 

Alho-azul (Allium caeruleum)

flores do alho
Foto: White Flower Farm

O alho-azul possui um tom celeste e produz globos floridos de 5cm de diâmetro – bem menores do que a média do gênero Allium. Contudo alcançam um comprimento de 60cm.

Também gostam de solo drenado e sol pleno.

Cebolinha (Allium schoenoprasum)

flores do alho
Foto: Gardener’s World

A cebolinha produz flores cujas pétalas se abrem em meio-globo, com toque mais macio e visual mais suave dos que as do alho-holandês, por exemplo. São de um lilás cativante Crescem em média 32cm e as folhas, muito utilizada na culinária, são longas e tubulares.

Cresce em solo ligeiramente arenoso, mais puxado pro argiloso mas sempre com boa drenagem. Se adapta a qualquer pH e preferem meia-sombra ou sol pleno.

Alho-bravo (Allium triquetrum)

flores do alho
Foto: Carmen Solla

Finalmente uma flor de alho que prefere sombra: o alho-bravo chega a 30 cm de comprimento e floresce de abril a junho.

É uma planta hermafrodita, detendo tanto gametas masculino quanto feminino em sua estrutura. Precisam de um solo bem drenado mas ligeiramente úmido e toleram qualquer pH.

Buquês e arranjos de flores de Allium

espécies de flores do allium
Foto: Pinterest

Flores de Allium são magníficas sozinhas, em arranjos e buquês. Veja a seguir alguns exemplos que vão mexer com a sua imaginação e inspirá-lo a cultivar em casa e criar modelos autorais.

Em vasos

flores de alho
Foto: Bakker

Arranjo de alho-holandês com tulipas, outra espécie de flor bulbosa.

flores do alho
Foto: A Way to Garden

Um vaso com alho-dourado e uma peônia rosa é bem casual mas inegavelmente romântico.

flores do alho
Foto: E.E. Berger

O sempre extravagante alho-de-Schubert numa apresentação solo em vaso rústico. Um show à parte.

cebola-do-turqueistão em arranjo
Foto: Gardenia.net

A cebola-do-Turquestão, que é mais próxima ao solo, fica perfeita em jardineiras com outras flores eretas.

arranjos com flor da cebolinha
Foto: Professional Images

Flores da cebola-da-Pérsia se combinam maravilhosamente com peônias lilases e camomilas. No cachepot de madeira fica super rústico, perfeito para lugares cottagecore.

vaso de metal com flores de allium
Foto: Restoration Yard

Outra proposta country chic é usar vasos de metal antigos para acomodar flores globosas de Allium.

flores do alho
Foto: Pinterest

Uma bela forma de arranjar flores de Allium compridas é colocá-las em vasos igualmente longos. O vidro permite a visualização dos caules, que são longos e eretos – muito elegantes.

flores de alho
Foto: Living 4 Media

No lado oposto do efeito visual está este pequeno arranjo contendo uma flor de cebola ornamental dentro de um copo curtinho forrado com folhas de sálvia amarradas com um fio de lã. Singelo e muito cativante.

Arranjos de flores de alho como centro de mesa

flores de alho
Foto: Pinterest

Vasos de vidro em formato de cubo comportam unidades de globos de flores de Allium para espalhar sobre o centro de uma mesa de jantar ou de festa. Coloque um pouco de água no fundo e corte o caule num comprimento que permita que o globo fique metade para fora.

flores de allium como centro de mesa
Foto: Bride’s Club

Três copos altos com flores de alho em cada um deles. Simplíssimo e muito gracioso como centro de mesa.

flores de alho-holandês como centro de mesa
Foto: Dining Delight

Flores de Allium combinam-se com lavandas e folhas de sálvia e outras espécies para decorar essa fantástica mesa de festa. Além dos vasos de centro elas ficam soltas sobre os copos e dentro dos guardanapor. A louça pintada ganha vida com esses arranjos.

Arranjos comestíveis

flores do allium
Fonte: Pinterest

É claro que, em se tratando de flores derivadas de ingredientes comuns à culinária, as de Allium ficam incríveis em arranjos que contém vegetais comestíveis. Aqui as flores da cebolinha e da cebola ornamental se combinam com cebolas naturais e cebolas roxas.

flores do alho
Foto: Living 4 Media

Já neste exemplo as mesmas flores de cebolinha se combinam com aspargos e outros vegetais.

Ikebanas com flores do alho

flores do alho em ikebana
Foto: NY Ikebanas

Flores do alho são muito usadas para criar ikebanas. Afinal muitas espécies são longas, perfeitas para dar movimento ao conjunto. Aqui o alho-poró de cabeça redonda é a estrela do arranjo.

flores do alho
Foto: Bunkyo

Flores de alho combinam facilmente com todo tipo de vegetais ornamentais.

flores de Allium
Foto: Sogetsu Ikebana

Aqui a cebola ornamental é a peça focal do trabalho.

Buquês com flores de Allium

flores do alho
Foto: Christina Harms

Um grande globo de flores do alho-holandês foi formado com vários globos menores. Ao redor estão rosas brancas e copos-de-leite púrpuros.

buque de allium
Foto: hochzeitsportal24.com

Acompanhadas de folhas finas, flores de Allium são suficientemente belas para um buquê onde apenas elas são usadas.

buquê de noiva com flores de Allium
Foto: Whole Blossoms

Uma variação do primeiro buquê: As flores de Allium se misturam com rosas brancas, lilases e copos-de-leite brancos num efeito heterogêneo e moderno.