As hortaliças que cultivamos podem ser definidas como anuais e perenes. As perenes são as que possuem um ciclo de vida mais longo, de anos ou mesmo séculos. Emitem flores, frutos, podem ser arbustos, árvores e muitas herbáceas. Já as anuais podem durar meses, uma estação ou um pouco mais de um ano. Ou seja, tem ciclo curto.

Hortaliças e Frutas de Ciclo Anuais e Perenes?

Saber diferenciá-las entre anuais e perenes é essencial para cuidar melhor de cada espécie na sua horta.

As de Ciclo Perene

Morango

Um exemplo de cultivo considerado perene é o do morangueiro (Fragaria vesga). Sua produção oscila entre 80 a 110 dias para obtenção dos frutos. Contudo podemos ter uma mesma muda produzindo por anos.

Couve-manteiga

Vejamos por exemplo outro cultivo: couve-manteiga (Brassica oleracea). Ela tem longa vida em horta doméstica, podendo durar anos. Isso ocorre porque retiramos algumas folhas sem arrancar a muda do solo.

Em horta comercial, no entanto, seu ciclo é de 70 dias no verão e 90 no inverno. Esste tempo é contado desde a semeadura até a planta atingir o tamanho certo para a venda.

Espinafre como hortaliça de ciclo perene

espinafreOutra planta de ciclo longo é o espinafre (Spinacea oleracea). Esta, na horta doméstica, pode durar em torno de um ano ou mais.

Já na horta comercial, onde se arranca a muda do solo, tem um ciclo de 60 dias no verão.

No inverno, o ciclo do espinafre é de 80 dias, até chegar em altura para comercializar.

Agrião


Outra folhosa muito apreciada para saladas é o agrião (Nasturcium officinale). Seu ciclo de vida da semente à utilização fica com 60 dias no verão e 80 dias no inverno.

Algumas Hortaliças Anuais ou de Ciclo Curto

Alface ou almeirão

Ciclos de vida de 50, 60 até 70 dias são as hortaliças de folhas como a alface (Lactuca sativa), bem como o almeirão (Chichorius intybus).
Estes poderão ser semeados o ano todo. E assim possibilitando sua adição ao cardápio familiar.

Pimentas como dedo-de-moça, jalapeño e biquinho

Já as pimentinhas como pimenta híbrida jalapeño e pimenta biquinho (Capsicum anuum variedades), tem um ciclo de 90 dias até a produção de frutos.

Assim que ganhar de presente um vaso com elas não deverá pensar que “matou” a planta. Ela apenas cumpriu seu ciclo de vida.

Pepino, pimentão e berinjela

anuais e perenesOutras hortaliças interessantes de cultivar em casa são o pepino-caipira (Cucumis sativus). Ela possui 55 dias de ciclo, cultivo de verão.

Temos, ainda, o pimentão híbrido, aqueles verdes grandes (Capsicum anuum) com 90 dias no verão.

Também a berinjela (Solanum melogena), podendo colher os frutos com 90 dias, plantio o ano todo.

O rabanete

A hortaliça de ciclo mais curto é o rabanete (Raphanus sativus), com 28 dias no verão e 32 dias durante o inverno. Interessante para ensinar cultivo para as crianças, que são mais impacientes para esperar a colheita.

A cenoura

Para quem tem espaço e gosta, a cenoura (Daucus carota) é excelente hortaliça para bordas de canteiros. Ela possui folhagem fina e seu  ciclo fica em torno de 75 dias em cultivo de verão.

Alho poró

Os aficionados em cozinha apreciam muito o alho poró ou alho porró, de sabor delicioso. Seu cultivo leva mais tempo que o das cebolinhas. Leva em torno de 120 dias no verão até 140 dias no inverno.

Tomate

O queridinho de todos e muito cultivado em horta doméstica é o tomateiro. Mais especificamente o tomate-cereja (Solanum lycopersicum var. cerasiforme), que tem 90 dias de ciclo de vida durante o verão.

Anual e Perene? Alguns Temperos de Ciclo Anual

Consideradas hortaliças anuais, mais usadas para temperos, temos as cebolinhas (Allium fistulosum) e cebolete de folhas mais finas (Allium schoenoprasum). Ambos possuem ciclo de 60 dias no verão.

Já a salsa produz boa folhagem em torno de 55 dias no verão e 75 dias no inverno.

Arrumar canteiros ou vasos, na horta ou sacada, cultivar hortaliças anuais e perenes será sempre um prazer.