Fazer camping é uma das formas mais seguras de viajar em tempos de covid-19. Afinal fica muito mais fácil manter o distanciamento social ao ar livre, em campo aberto e com barraca própria. Sem contar com a maravilhosa liberdade perdida na quarentena. A seguir damos dicas dos melhores destinos para acampar por todo Brasil e como escolher o melhor para você.

O Que Levar em Conta Antes de Escolher um Camping

Tudo começa com dois aspectos essenciais: o que você espera da experiência e qual o seu orçamento.

Você tem tempo e dinheiro para um destino mais longe? Ou prefere alguma coisa mais perto da sua cidade? Praia ou montanha? Qual o transporte que deseja usar para chegar até lá? Carro? Ônibus? Bicicleta?

Resumindo: considere despesas com combustível (ou passagens), refeições e lanches, diárias do camping, passeios turísticos e lembrancinhas.

Com isso já dá para escolher um ou mais destinos potenciais.

Então dentre eles é necessário fazer outras avaliações. Talvez a mais importante delas seja como estará o tempo naquela época do ano. O ideal é que o clima não seja severo: nem tão calor nem tão frio.

Evite ao máximo as estações chuvosas locais. Não tem a menor graça ficar dentro da barraca por conta das precipitações.

Além da possível lama, o terreno fica escorregadio e rios e cachoeiras podem ficar perigosas por conta de trombas d´água.

O Camping Ideal

Outro critério que vai impactar na escolha final é o próprio camping. É preciso checar qual é a infraestrutura oferecida por ele. Se não for boa o suficiente busque outro.

É sempre possível que aquela cidade tão especial seja deficiente em bons campings. Isso também vai impactar na escolha do seu destino.

O camping ideal vai oferecer banheiros limpos, chuveiros com água quente e fria e um bom terreno para montar a barraca. Melhor ainda se oferecer uma cozinha comunitária ou mesmo refeições prontas.

Dispor de geladeira, fogão, panelas e utensílios dispensa bagagem extra na hora de cair na estrada.

O solo deve ser bem plano, seco e com boa drenagem caso chova. Não pode alagar ou enlamear.

Aliás, certifique-se de que exista uma distância segura entre o espaço de camping e beiras de rios e lagos. Suas margens tendem a subir quando chove.

É sempre bom que a área possua boa densidade de árvores. A sombra pode ajudar a proteger a barraca do calor excessivo.

Destinos de Camping no Sul e Sudeste

Paraty e Trindade (RJ)

camping
Paraty

Explore uma cidade história num camping de praia. Sim, a famosíssima Paraty, colonial, possui dois distritos considerados paraísos naturais: Trindade e Praia do Sono.

Em Trindade, um reduto com astral hippie, tem praia de dia e agito à noite. Lá ficam os campings Ponta da Trindade e Menina Flor.

Já a Praia do Sono é acessível por trilha ou barco. É bem mais sossegada e o camping mais confortável é o Marimbar.

Nova Friburgo e Lumiar

Se você busca altitude vale a pena ficar nos campings Camping Toca da Onça e o Camping Cantinho Doce. Na verdade eles ficam em Lumiar, cidadezinha vizinha muito conhecida pelas cachoeiras.

Também existe a localidade de Amparo, com o Camping Canto da Siriema.

São todas boas regiões para aproveitar no inverno.

Itu (SP)

camping
Itu

Eis um lugar ótimo para acampar com a família. A cidade de Itu fica no interior, a 1 hora e meia de São Paulo capital. Os campings oferecem comodidades especiais e atrações que vão animar os pequenos.

Eles recebem tanto barracas como motorhomes (trailers). Há cachoeiras, saunas, piscinas, playground, restaurante…

Busque vagas no Camping Chapéu de Sol, no Camping Paineiras, no Casarão de Itu… entre outros.

Iporanga (SP)

Também no sul do estado de São Paulo fica a cidade de Iporanga, com seu PETAR (Parque Estadual Turístico do Alto da Ribeira). É  uma área preservada de Mata Atlântica, com várias cavernas e cachoeiras.

Lá você encontra o primeiro glamping do país. Ou seja, camping com glamour! Espere massagens, jacuzzi e até mesmo bangalôs suspensos com camas king size. Sim, vale a pena dar uma olhada no Glamping Mangarito.

Capitólio (MG)


Se a ideia é ecoturismo levado a sério procure pelo Capitólio Camping, localizado na cidade homônima. Ou pelo Camping Canarinho, que fica localizado ao longo da rodovia MG-050.

Se o seu foco são as cachoeiras mais remotas busque lugares como o Paraíso Perdido.

Outro local incrível para explorar são os cânions e canais do Lago de Furnas. Alugue uma lancha e conheça as cachoeiras espalhadas pela região.

Camping: Região Sul

Ilha do Mel (PR)

camping
Ilha do Mel

É um local tão especial que só se chega de barco. A rusticidade se estende pela noite, quando o uso de lanternas é essencial.

A Ilha do Mel é um patrimônio nacional intocado. Existem vários campings ao longo da região, todos com propostas bem simples com estrutura básica.

Pesquise pelo Camping do Gaúcho e o Canto Verde Chalés e Camping.

Florianópolis (SC)

Existem diversas praias na ilha de Floripa, assim como campings.

No Norte ficam os de melhor infra, como o Camping Costa do Sol e o Camping Recanto do Santinho. No Leste, é a vez da Pousada e Camping Lagoa da Conceição e do Camping da Barra. Já no Sul você tem praias para acampamento livre, como Naufragados e Lagoinha do Leste.

Cambará do Sul (RS)

O Cânion Itaimbezinho, no Parque Nacional de Aparados da Serra, abriga o mais importante conjunto de cânions do Brasil. É ou não é um destino perfeito para acampar.

Em Cambará do Sul, a Pousada Corucacas é uma referência em turismo rural. E o Parador Casa da Montanha se encaixa no conceito de glamping já citado, com chalés luxuosos em estruturas de madeira que simulam barracas.

Centro-Oeste e Nordeste: Campings

Chapada dos Veadeiros (GO)

camping
Vale da Lua, Alto Paraíso

Uma das grandes atrações do país é a Chapada dos Veadeiros. E uma das cidades de maior destaque é Alto Paraíso, com ares místicos e a crença do nascimento de uma Nova Era ali mesmo.

Uma boa indicação é o Camping do Viveiro.

As cachoeiras são fantásticas. Muitas são acessíveis apenas por visita guiada dentro do Parque Nacional local cujo portão fica no distrito de São Jorge. Lá procure o Espaço Flora, Campingo do Pedu e Taiuá Ambiental.

Jalapão (TO)

Outro destino forte para a prática de turismo ambiental é o Jalapão. A temperatura é alta, as distâncias são grandes, a vegetação é mais árida.

Apesar disso você encontra glampings cheios de mordomias no coração do serrado super preservado. Um é o Eco Lodge, com seus bangalôs e cabanas. Um camping mais tradicional e com boa estrutura é o Camping Cobra de Cabelo, em Mateiros.

Península de Maraú (BA)

Se você mora na Bahia pode apostar na Península de Maraú, na Praia de Taipu de Fora. É uma experiência praticamente caribenha, com acesso mais complicado.

Existem piscinas naturais cristalinas durante a maré baixa. A Pousada Recanto da Sereia e a Pousada Casa Mágica têm área de camping.