A ideia central do ecoturismo é promover o encontro das pessoas e da natureza com foco na preservação dos espaços ambientais. Essa modalidade de viagem é não apenas uma ótima maneira de relaxamento da vida urbana como também de educação e valorização de comportamentos ecologicamente corretos.

Esse despertar estimulado pela experiência do turismo ecológico é muito importante para a própria preservação do bioma visitado. Além dos traslados, da hospedagem e das refeições, são realizadas atividades divertidas de contato com a natureza.

Sem contar que a própria rentabilidade ajuda a manter a presernação ambiental local.

Ou seja, o ecoturismo transcende os serviços usuais do turismo tradicional. E já é um dos estilos turísticos mais populares do planeta.

Princípios do Turismo Ecológico

O turismo ecológico deve minimizar o impacto dos visitantes ao local. Orientações sobre como organizar o lixo e os ruídos emitidos são dois bons exemplos.

Ao mesmo tempo promover uma experiência sensível durante o contato com o mundo natural. E às comunidades locais que vivem nela ou dela.

Tudo deve ser positivo e memorável. E todo mundo deve sair ganhando.

Ecoturismo: Monte o seu Roteiro

ecoturismoAntes de mais nada é importante descobrir para onde ir. E isso depende bastante dos seus gostos e, às vezes, do seu preparo físico.

Por exemplo: se você sofre de algum problema de locomoção, talvez não seja uma boa ideia escolher um lugar onde as principais atividades são trilhas e passeios de bicicleta.

Aqui o melhor seria um destino mais contemplativo, como a Amazônia ou o Pantanal.

Mas se você gosta de um pouco mais de aventura e movimento, já pode apostar nas Chapadas (Diamantina, dos Viadeiros ou dos Guimarães). São o paraíso dos trilheiros.

Atividades Possíveis Dentro do Ecoturismo

Se você de fato quer que a sua viagem seja cheia de movimento, saiba que existem muitas atividades disponíveis – de acordo com o destino escolhido, conforme já dito aqui.

O trekking é uma caminhada por trilhas no meio da vegetação. Se o parque envolvido oferecer guias, ainda melhor: você circula com mais segurança e vai conhecer, com muito mais detalhes, os animais e plantas que fazem parte daquele almbiente.

Antes disso, no entanto, procure saber o quanto a trilha exige fisicamente de você. Pergunte se há muitas descidas ou subidas puxadas ou em quanto tempo leva para a ida e para a volta.

ecoturismo

O mesmo se aplica ao ciclismo. Entenda o terreno antes da pedalada. Leve um mapa e estude os pontos onde vale a pena dar uma parada para um banho de rio ou para uma vista incrível.

Se o pique for alto é possível que você chegue até uma cidade vizinha, ampliando seus horizontes ainda mais.

Escaladas, visitas a cavernas, mergulho, caiaque, passeio por dunas, voltinhas de barco, cavalgadas, observação de animais… existem muitas outras opções.

O acampamento também é, em si, uma forma de turismo ecológico. Pode ou não incluir um trekking ou uma escalada. De qualquer forma você estará “morando” ao ar livre e usufruindo do ambiente natural ao redor.

Verifique os recursos disponibilizados pelo camping escolhido. Alguns são mais rústicos, não oferecendo eletricidade ou chuveiros. Outros possuem estrutura mais elaborada, levando a uma experiência mais confortável.

Destinos de Turismo Ecológico no Brasil

ecoturismoSe o seu orçamento está muito limitado, pesquise alguma localidade próxima a sua cidade. Você vai economizar com transporte (ou gasolina), o que já é um grande avanço.

A segunda opção é fazer ecoturismo no Brasil. Somos uma grande potência nesta área, com diversos locais preservados e prontos para exercer a modalidade ecológica do turismo.

Em Bonito (MS) você poderá realizar arvorismo, trilhas, explorar cavernas, mergulhar à noite e fazer flutuação.

Nas Chapadas (BA, MG, GO) há trilhas, ciclismo, cachoeiras e às vezes visitas a cavernas, algumas delas com pintura rupestre.

Outro destino muito em voga é o Jalapão (TO). Em épocas secas as trilhas são muito procuradas. Nos meses de chuvas a melhor atividade é a canoagem.

O Pantanal (MT) é riquíssimo em vida animal ativa. Monte a cavalo, pesque piranhas, realize caminhadas – e que tal um safári fotográfico?

Na Amazônia (AM) dê preferência aos parques nacionais do Jaú e das Anavilhanas. Mas toda a extensa região transborda o turismo ecológico. Presidente Figueiredo, próxima a Manaus, é famosa por suas muitas cachoeiras.

Fernando de Noronha é o grande destino para quem ama o mar. É considerado um dos melhores picos para mergulho do mundo.

Ecoturismo no Mundo

No restante do planeta há muitos denstinos em alta. Huilo Huilo, na Patagônia chilena, existem os parques de Neltume e Puerto Fui, com muitos bosques maravilhosos.

Na Costa Rica, um dos países com a maior biodiversidade da Terra, procure o Parque Nacional Tortuguero. Na Guatemala pratique rafting no rio Cahabón. Também existem cataratas famosas e cavernas.

Nos EUA existe o Grand Cânion (Nevada) e os parques de Yosemite (Califórnia) e Yellowstone (Utah). O próprio estado do Havaí é, em si, ecológico em sua essência.

Luan Prabang, no Laos, é uma das estrelas do Sudeste Asiático. Rafting e camping são muito procurados, além da visita a templos religiosos ancestrais.

Em Botswana existe o Delta do Okavango, repleto da vida animal que tão bem conhecemos: leões, elefantes, rinocerontas e muito mais. Aqui a tônica é o passeio de barco no clássico “mokoro” e a observação de pássaros.