Presentear e consumir chocolates orgânico e vegano é uma forma de declarar seu amor, também, a uma vida sustentável e feliz. Afinal, de uma forma ou de outra, cada um desses tipos é mais saudável e responsável do que as barras e bombons comuns. Entenda a seguir quais as diferenças entre eles e acerte na escolha para o Dia dos Namorados!

Diferenças Entre Chocolates Orgânico e Vegano

Chocolates orgânico e vegano são diferentes. Uma coisa que tem em comum é que incorporam o desejo de serem mais saudáveis e mais responsáveis que os demais tipos. A outra é que ambos não levam leite em suas receitas.

São, portanto, sinal verde para os intolerantes à lactose.

Assim como qualquer produto orgânico, seja fresco, industrializado ou em forma de produto, o chocolate orgânico possui um princípio fundamental: que todas as etapas de sua produção seja livre de agrotóxicos e processos danosos ao meio ambiente.

Ou seja, as técnicas de produção de vegetais não podem contaminar o solo ou as águas. Adeus pesticidas! E os animais devem ser criados soltos e alimentados sem injeções de hormônios ou rações cheias de conservantes.

chocolates orgânico e vegano

Um chocolate orgânico pode incluir mel em sua mistura. Desde que o mel seja… orgânico, é claro. Mas não pode conter gorduras trans ou traços de glúten.

Os ingredientes do chocolate orgânico serão puríssimos. O processo de fermentação e secagem do cacau, por exemplo, respeitará seu tempo natural. Ao contrário dos métodos industriais.

O resultado são sabores mais apurados e cativantes.

O Chocolate Vegano

O chocolate orgânico pode ser também vegano. Bastará que ele não inclua nenhum ingrediente animal. No veganismo o apelo responsável fica por conta do estilo de alimentação que restringe carnes, ovos, mel, leite e derivados nas receitas.

Um bombom vegano, por exemplo, pode ser 100% cacau. Ou utilizar leite de soja, para simular versões mais suaves. Seu açúcar não deve ser refinado e sim natural como stevia ou demerara.

Contudo nem todo chocolate vegano é orgânico. Afinal seu compromisso está em ser totalmente vegetal, e não necessariamente contar com ingredientes produzidos com métodos orgânicos, como vimos anteriormente.

O chocolate mais responsável de todos une os preceitos orgânicos e os veganos. Aí é golaço!