O jantar é uma das refeições onde é mais fácil reunir todos os membros da família para compartilhar da refeição. Confira cinco dicas para preparar um jantar inesquecível ao ar livre.

O jantar é um momento onde todos terminaram seus compromissos e estão livres para curtir um momento em comunhão. Mas às vezes, pode ocorrer que esse momento fique monótono e você queira inovar na forma como o jantar é servido.

Uma ótima forma de inovar e criar um momento inesquecível com os amigos e familiares é preparando um jantar ao ar livre.

Dicas para preparar um jantar inesquecível ao ar livre

Sentir a brisa fresca enquanto degusta uma deliciosa refeição vai transformar o simples jantar em um momento descontraído e fora da rotina.

Para não errar quando for fazer um jantar ao ar livre, selecionamos cinco dicas que você deve seguir para garantir que a noite seja inesquecível.

Seguindo esses passos você montará um belo e descontraído jantar ao ar livre tanto para ser servido só com os membros que moram na mesma casa, ou para quando for anfitrião de um jantar entre amigos.

Cuidados com a parte externa da casa antes do jantar

Fonte: Pinterest – goop.com

Na hora de reunir para o jantar é normal o uso da sala para fazer essa refeição, mas quando se prepara um jantar ao ar livre, é o ambiente externo que ganhará protagonismo nessa refeição.

Só que ao mesmo tempo que um jantar ao ar livre proporciona uma experiência única, ela também pode causar alguns problemas que podem atrapalhar o momento.

Para que tudo ocorra de forma harmônica e sem contratempos, o anfitrião deve seguir alguns cuidados para não ter os planos do jantar atrapalhado por algum imprevisto.

O primeiro passo é conferir a parte externa da casa onde ocorrerá o jantar.

O local caberá uma mesa?

Algumas casas já deixam essa área pronta para esse tipo de reunião, mas caso o local não esteja preparado é necessário analisar se existe a possibilidade de locomover a mesa para o ambiente, ou se o local tem espaço suficiente para receber os convidados.

Outro cuidado com a preparação do ambiente é que você necessitará de alguns lugares de apoio para deixar os suprimentos, o que pode ser um problema para o local que não possui móvel.

O local tem mesas de apoio?

Para facilitar, procure disponibilizar mesas de apoio para auxiliar nessa tarefa. Caso em sua casa tenha uma móvel buffet ela será excelente para usar durante o jantar ao ar livre, sendo um ótimo móvel de apoio para as louças e os suprimentos.

Caso o ambiente seja reduzido, uma opção é adaptar o jantar para a refeição ser feita no chão, criando um clima mais intimista e informal.

Escolha da data e local do evento

Fonte: Pinterest – withlovefromkat.com

Após conferir o ambiente onde será realizado o jantar é importante escolher a data para o evento.

Caso seja só um jantar informal para sair da rotina, não há tanta necessidade de programar com antecedência, mas se é um evento para reunir amigos e familiares será necessário escolher uma data para o jantar.

Como o jantar será servido ao ar livre, a escolha da data é de imensa importância, já que uma noite chuvosa pode arruinar o evento.

Procure escolher uma data em épocas sem chuva, também não esqueça de conferir a previsão do tempo na semana do evento.

Para não correr o risco de uma chuva inesperada, prefira usar uma cobertura como uma tenda, assim mesmo que caia uma chuva, o jantar e os convidados ficam protegidos.

Você também não deve esquecer de fazer a limpeza do local que será utilizado, deixando preparado para receber móveis e as decorações.

Inclua itens de decoração

Para arrumar o ambiente depende de cada caso. A casa que já possui o ambiente externo mobiliado facilita no uso do local para o jantar.

É comum algumas casas já possuírem cozinhas externas acompanhadas de mesas e outras mobílias ideais para o uso de refeições.

Nesse caso, só será necessário incluir itens de decoração para deixar o local aconchegante e arrumado.

Nos casos onde não há mobília será necessário a locomoção de alguns móveis para o ambiente como a mesa e cadeiras.

Uma outra opção para o ambiente é usar mesas dobráveis já que pode ocorrer de ser trabalhoso locomover a mesa de um ambiente para outro.

Se os móveis do ambiente externo estiverem velhos ou desgastados, uma opção é usar tecidos, capa de cadeira e almofadas para disfarçar os detalhes, dando o estilo boho a decoração do jantar ao ar livre.

Você pode criar um janta intimista

Fonte: Pinterest – homedit.com

Uma boa ideia para quem tem um ambiente externo sem mobília é criar um jantar intimista usa no chão como base cobrindo com o tecido e tapetes e preenchendo com almofadas para prazer conforto.

Com o ambiente preparado chega um momento de decidir como a decoração será montada.

Como o jantar é ao ar livre não há necessidade de ser um evento formal, para deixar uma decoração que converse com o ambiente escolha usar itens rústicos, campestres, plantas e flores.

Tecidos cobrindo a mesa, muitas almofadas e sem dúvida não se deve esquecer de fazer uma ótima apresentação com a mesa posta para o jantar. Então escolha um ótimo jogo de jantar com os talheres, com jogos americanos, guardanapos, copos e taças.

Iluminação para o jantar ao ar livre

Outra dica importante que não pode faltar no seu jantar ao ar livre é a iluminação.

Como é o ambiente externo, nem sempre este local terá uma iluminação adequada, então caso vá fazer um jantar ao ar livre, você deve com antecedência cuidar da iluminação e ver se há necessidade de alguma instalação.

As velas são ótimos elementos de iluminação parar usar em um jantar ao ar livre, você pode usar castiçal ou um porta-vela.

O que também pode ser usado na iluminação de um jantar ao ar livre são luzinhas de LED, elas são ótimas para deixa deixar um clima intimista, com uma luz mais baixa.

Uma dica para usar a iluminação como parte da decoração do jantar é incluir fios de led, ou com lampadas puxadas como varal.

Essa forma de usar a iluminação deixa o ambiente receptível e com um toque intimista.

A escolha do cardápio para um jantar inesquecível

Fonte: Pinterest – laurenconrad.com

A escolha do cardápio é um ponto importante para um jantar inesquecível.

Antes de decidir o que servir, você precisa ter a quantidade de pessoas que participarão do jantar.

Caso seja um jantar com convidados, não esqueça de pedir a confirmação do que estarão presente, isso evita desperdício de alimento e garante uma melhor gestão do evento.

Uma outra confirmação que não deve ser esquecida é se algum convidado é alérgico ou intolerante a algum alimento, ou se possuiu uma dieta restritiva.

Com essas informações, a escolha para o cardápio fica bem mais fácil e evita-se constrangimento ao servir alimentos que o convidado não consome, já que existe a possibilidade de um convidado ser vegano, que não consome alimentos de origem animal, ou com alguma doença como diabetes.

Para criar o cardápio, também leve em consideração como está o tempo no dia escolhido, noites quentes combinam com um cardápio mais leve, com saladas, drinks gelados, tabuas de frios e canapés.

Noites frias são ótimas para servir caldos, sopas, antepasto com torradas, risoto e cremes.

Se o jantar for descontraído, sirva lanches

Se o jantar for um evento mais descontraído, uma opção é servir lanches como pizza, hambúrguer, salgadinhos e sanduíche.

Uma boa opção para um jantar mais descontraído ao ar livre é o churrasco, melhor combinação para um evento nesse ambiente e que possui uma legião de fãs e provavelmente irá agradar seus convidados.

E não se pode esquecer no cardápio do jantar de incluir uma boa sobremesa. São várias opções para servir como um clássico pudim de leite, bolo, sorvete, creme gelado, torta de frutas e salada de frutas.

Uma atividade diferente para o jantar

Fonte: Pinterest – delikatissen.com

O jantar ao ar livre é um evento especial e deve seguir um cronograma diferente do de um jantar normal. Então nada melhor do que aproveitar o momento para curtir com as pessoas especiais.

Use o jantar para criar um momento redescontário com os convidados ou em um momento de família.

Como o jantar é ao ar livre, uma opção é acender uma fogueira e assar marshmallow, um clima bem acampamento e que a criançada vai amar.

Faça uma playlist perfeita!

Música não pode faltar em uma momento como esse, faça uma playlist com as músicas do seu gosto e deixe reproduzindo no local.

Outra possibilidade é usar música ao vivo, podendo ser por um karaokê, o que vai animar a noite, ou usando instrumentos como violão para deixar o ambiente agradável.

Brincadeiras

Jogos de cartas, tabuleiros são ótimas para envolver os convidados e os entreter com uma boa competição.

Você pode criar um cronograma com todas as atividades que pretende incluir no jantar, sendo livre para usar a criatividade na escolha do entretenimento do seu evento.

Não fique muito apreensiva por ser anfitrião do evento, tente fazer o máximo com antecedência e durante o jantar aproveite o momento, já que esse jantar também é um momento para o anfitrião se divertir.