O azulejo branco está entre os clássicos absolutos entre os azulejos. Mas isso não significa que eles tenham que parecer chatos – os ladrilhos brancos modernos não estão apenas disponíveis em inúmeros formatos e com diferentes estruturas de superfície, mas também através da escolha da cor da argamassa, detalhes emocionantes podem ser definidos com o uso de azulejos brancos.

Quer seja usado na cozinha ou no banheiro, ou como piso em um corredor ou quarto, o azulejo branco pode iluminar qualquer ambiente.

Além disso, é intemporal e versátil – o que significa que nunca sairá de moda. Se você estiver considerando usar o azulejo branco em seu próximo projeto de renovação da casa, aqui estão algumas dicas para ajudá-lo a começar.

Como usar azulejo branco em sua casa

azulejo branco
Fonte: Instagram – @cgarquiteta

O azulejo pode proporcionar um visual limpo e clássico a qualquer ambiente de sua casa.

Enquanto o azulejo branco é frequentemente usado em banheiros e cozinhas, ele também pode ser usado em outras áreas da casa para criar um visual sofisticado.

Por exemplo, você poderia usar o azulejo branco para criar uma parede decorada em sua sala ou quarto.

Você também pode usar azulejos para criar uma borda ao redor de sua lareira ou na entrada de sua casa.

Se você estiver procurando uma maneira de acrescentar algum interesse visual à sua casa, usar azulejo branco é uma ótima opção.

Os azulejos brancos são uma opção versátil e elegante para a decoração da casa, e há muitas maneiras de incorporá-los ao seu design.

Uma abordagem popular é usar azulejos brancos para clarear locais mais escuros.

Finalmente, o azulejo branco também pode ser usado para criar uma solução elegante de piso.

Quer você escolha cerâmica, porcelana ou mármore, um piso de azulejo branco pode acrescentar um toque de luxo a qualquer casa.

Benefícios do azulejo branco

azulejo branco
Fonte: Instagram – cgarquiteta

O azulejo pode oferecer uma grande variedade de benefícios em termos de função e estilo.

Tons de branco são usados ​​como uma cor básica popular em design de interiores e móveis. Os azulejos brancos também têm um efeito neutro e, portanto, são atemporais e podem ser combinados de várias maneiras.

Outros aspectos vantajosos: Paredes e pisos brancos fazem os ambientes parecerem maiores, dão brilho adicional e garantem uma atmosfera amigável.

Além disso, o azulejo é extremamente durável e fácil de limpar, tornando-o uma escolha ideal para residências.

O azulejo também é resistente à água e ao calor, tornando-o ideal para uso em cozinhas e banheiros.

Além disso, o azulejo é relativamente fácil de instalar e pode ser usado para criar uma ampla gama de visuais, do clássico ao moderno.

O azulejo também é uma opção ecologicamente correta, pois é feito de materiais naturais.

Além disso, deve-se notar, no entanto, que manchas, poeira e migalhas são particularmente fáceis de ver em azulejos brancos.

Esta propriedade revela-se uma grande vantagem em áreas onde é necessária uma higiene rigorosa.

Como resultado, o azulejo é uma escolha cada vez mais popular para os proprietários que procuram uma superfície atraente e de baixa manutenção que resista ao teste do tempo.

O azulejo oferece todos estes benefícios e muito mais, tornando-o uma excelente escolha para qualquer casa.

Prós e contras

Fonte: Instagra, – @marina.carvalho.arquiteta
  • Amplia visualmente o espaço, reflete a luz. Portanto, é uma solução ideal para locais pequenos, onde apenas alguns metros quadrados estão disponíveis. Além disso, nos banheiros urbanos, como regra, não há janelas, por isso é importante compensar a falta de luz natural.
  • Versátil em todos os sentidos. O acabamento branco como a neve é ​​adequado para locais de qualquer tamanho e formato, se encaixa em todos os estilos e combina igualmente bem com diferentes cores, texturas e materiais.
  • É uma base perfeita. Não é à toa que as paredes das galerias de arte são leves e monocromáticas – o fundo branco como a neve não distorce a percepção de outras cores e enfatiza sua profundidade. E se você deseja atualizar rapidamente o interior, basta adicionar alguns detalhes brilhantes na forma de decoração – e você não precisará fazer grandes reparos.
  • Muito simples e pode se tornar chato é o principal argumento dos oponentes da cerâmica leve. De fato, se você colocar as paredes e o piso com ladrilhos quadrados brancos como a neve, obterá um interior plano de “hospital”. É fácil evitar isso: basta adicionar alguns outros tons à paleta, usar várias texturas, brincar com o tamanho, a forma e o método de colocação dos ladrilhos.

Rejunte para azulejo branco

Fonte: Instagram – saviatojanaina

Com azulejos brancos, você pode optar pela variante muito clássica: branco ou cinza claro.

Se você não quiser que a aparência do azulejo seja completamente clínica e o padrão de colocação precise ser reconhecível, escolha um tom como o cinza claro.

Use apenas tons mais escuros de cinza em banheiros grandes e azulejos maiores!

Forma de azulejo branco

A forma clássica é um quadrado ou retângulo. O primeiro saiu de moda como uma relíquia dos interiores soviéticos, mas nos últimos anos começou a recuperar a popularidade.

Quadrados foscos brancos como a neve parecem elegantes, e você pode adicionar gráficos às paredes ou ao piso usando rejunte preto ou colorido.

Os retângulos podem ser dispostos horizontalmente como padrão, com um deslocamento na diagonal. O layout vertical parece interessante, especialmente se as peças forem alongadas ou pequenas.

A propósito, os azulejos retangulares podem alterar visualmente as proporções da sala: a colocação horizontal expandirá o espaço e a colocação vertical adicionará altura à sala.

O hexágono permanece relevante. Pode ser combinado com outras formas ou materiais de acabamento. É adequado para um banheiro de qualquer tamanho, mas é melhor não colocar todas as quatro paredes do chão ao teto, para não cansar os olhos.

Tamanho

Existem três formatos principais.

  • Padrão – 60×60 ou 60×120 cm. A maior opção nas lojas, adequada para uma sala de qualquer tamanho.
  • Pequenos – quadrados ou hexágonos. Adequados para salas pequenas e médias, podem se perder em uma sala grande.
  • Grandes – Nesse formato, via de regra, vende-se grés porcelânico, mas também se encontram azulejos comuns. Ao contrário da opinião de que grandes detalhes aparecem apenas em grandes espaços, essas placas também podem ser usadas em salas pequenas.
Handreza Hayran é uma escritora de estilo de vida e entretenimento, com grande interesse em decoração de interiores e otimização doméstica.