Etiqueta para comunicação via e-mail

Internet cafeEscolha um título apropriado(relacionado ao assunto tratado na mensagem) para colocar no campo Subject:. Isto é essencial para alguém com uma caixa postal abarrotada decidir se vai ou não ler a sua mensagem ou até mesmo quais irá ler primeiro.
Quando for inevitável uma mensagem mais longa avise na linha de assunto.
Por exemplo: Subject : reunião(msg longa!).

Envie arquivos anexados (attachments) apenas quando solicitado, jamais para listas.

O uso de acentos não é problemático quando a troca de mensagens é realizada entre usuários de plataformas semelhantes com programas e terminais configurados para receber os caracteres especiais acentuados.

Quando participar de uma lista ou fórum de discussão não use acentos.

Ao responder mensagens, especialmente em listas de discussão e grupos, deixe claro qual mensagem e quais questões está respondendo.

Não inclua todo o conteúdo da mensagem respondida, deixe o suficiente apenas para indicar os pontos que você está comentando ou a que frase está respondendo.

Por exemplo, se o assunto da mensagem original era :
Subject: reunião, verifique que sua resposta apresenta a linha : Subject:Re: reunião.
A maioria dos programas de e-mail faz isso automaticamente.

Ao organizar a resposta, procure fazer com que os leitores de sua mensagem vejam primeiro a mensagem a que você está respondendo e logo abaixo sua resposta.
Convencionou-se colocar um sinal de “>” (maior que) no início de cada frase copiada da mensagem original.

“Assinaturas” são informações que podem ser colocadas automaticamente no final de sua mensagem para ajudar os leitores a lhe localizarem.

Evite assinaturas longas demais, com desenhos. Uma assinatura com nome, telefone e fax é geralmente suficiente.

Ao responder mensagens respondidas, as citações ficam com camadas de “>>” em cada linha.
Se sua resposta já está incluindo uma terceira ou quarta camada de “>>” temos uma cascata.
É hora de cortar as citações ou pelo menos apagar alguns “>” que estejam a mais.

Preste atenção para usar o comando de resposta( reply ) quando for responder a uma mensagem e o comando de encaminhamento ( forward ) quando estiver somente passando adiante um e-mail. Isso evita confusões e mensagens em cascata.

 

 Campanha pelo uso da Cópia Oculta nos e-mails