A calicarpa-chinesa, ou também popularmente conhecida como calicarpa, é um arbusto originário da China. É muito procurada por sua floração lilás, além de seus frutos que atraem pássaros. Saiba tudo sobre ela a seguir.

Nome botânico: Callicarpa nudiflora Hook. & Arno.
Nome popular: calicarpa-chinesa, calicarpa
Angiospermas – Família Lamiaceae
Origem: Sudeste da Ásia

Descrição

Arbusto ou árvore pequena, com altura em torno de 10,0 m, de tronco marrom claro com pontuações e ramos tormentosos. As folhas são verdes, grandes e opacas e simples com bordas lisas.

Suas flores são bem pequenas, na cor roxa ou violeta-claras de longos estames de mesma cor. Reúnem-se em inflorescências tipo racemo, com os pecíolos na axila das folhas.

O florescimento ocorre do verão ao outono e os frutinhos que se seguem são pequenos, globosos rosados. Muito apreciados pelos pássaros frugívoros, tais como sabiás e saíras.

Pode ser cultivada em regiões de clima ameno. No entanto sem geadas ou temperaturas muito baixas por longo período.

Como Plantar a Calicarpa-Chinesa

calicarpaEste arbusto é muito simples de cultivar. Necessita de local com sol, mas tolera bem sombras à tarde. O solo deve ser fértil e bem drenado.

Para plantar abrir um buraco maior que o torrão. A parte de terra até 10 cm de profundidade deverá ser separada para juntar à mistura de composto orgânico.

A medida é o quanto seja necessário, mais 150 g de adubo de aves e 150 g de farinha de ossos. Ou rocha fosfatada.

O fundo do buraco deverá ser descompactado bem como as bordas. Isso permite que as raízes cresçam bem. Colocar parte da mistura no fundo do buraco e acomode o torrão. Preencher as laterais com a mesma mistura.

Regar bem após o plantio e nos próximos 10 dias em que não chover.

Adubações posteriores poderão ser feitas a partir do segundo ano após o plantio no inverno ou estação das chuvas. Use composto orgânico com adubo de aves, mesma quantidade já indicada. Coloque ao redor da projeção da copa, em sulco aberto no chão. Regar a seguir.

A poda de condução pode ser feita à medida que a muda se desenvolve. Pode transformar este arbusto em uma pequena arvoreta, ideal para pequenos jardins, ruas, avenidas e praças.

Propagação e Mudas da Policarpa-Chinesa

calicarpaA propagação pode ser feita por sementes e por estaquia. Os frutos colhidos devem ser abertos, separando as sementes. Semear em composto orgânico misturado com areia, na proporção de 1:1, deixando em local protegido da chuva e do sol.

A germinação leva até uns três meses para ocorrer. Transplantar para sacos de cultivo ou recipientes descartáveis até a muda atingir entre 0,80 – 1,0 m.

A propagação por estaquia pode ser mais rápida. Cortar ramos bem formados, cortando estacas entre 25 e 30 cm de comprimento. Corte as folhas da parte dos ramos que ficarão enterradas, sem danificar as gemas.

Pode ser usado enraizador, deixando as estacas de molho de um dia para o outro. Plantar em composto orgânico com areia. Quando notar que a estaca começa a desenvolver novas folhas é sinal que começa a ter raízes.

Transplantar com cuidado para recipientes com a mesma mistura indicada para mudas a partir de sementes.

Uso Decorativo e Paisagismo da Policarpa-Chinesa

calicarpaPara jardins é um excelente adendo. Pode ser plantado sozinho, sobre gramados, conduzindo para a formação de uma arvoreta.

A poda de toda a planta poderá reduzir no início a quantidade de flores. Contudo propicia um efeito diferente quando colocados lado a lado em renques junto a muros. Neste caso a poda deverá incentivar mais ramos e menos altura.

A cor das flores é atraente e os frutinhos trazem alimento para os pássaros. Em projetos que permitem a utilização de plantas exóticas fará uma enorme diferença.