O manjericão é um dos temperos campeões da culinária! E existem diferentes espécies encontradas em volta do mundo. Agora você vai aprender a reconhecer e plantar o manjericão-grande, também conhecido como alfavaca do campo.

Já falamos sobre o manjericão mais básico – de nome científico de ocimum basilicum. No caso do manjericão-grande, ou alfavaca-do-campo, ele se caracteriza por ter suas folhas bem maiores. É bastante popular no Nordeste brasileiro.

Nome botânico: Ocimum campechianum Mill.
Sin.: Ocimum micranthum Willd.
Nome popular: alfavaca-do-campo, manjericão-grande, alfavaca-de-galinha
Angiospermae – Família Lamiaceae
Origem: México, Índias Ocidentais, América Central, américa do Sul, Flórida

Descrição

Planta herbácea semi-arbustiva perene muito ramificado, de altura até 60 cm, formato irregular. Seus ramos são quadrangulares, pilosos quando novos.

As folhas são ovais elípticas, de bordas lisas, na cor verde, verticiladas nos ramos em disposição oposta. São perfumadas ao toque. Flores gamopétalas e pentâmeras, quer dizer, têm 5 pétalas soldadas.

A corola tem cor branca com sombra violeta com cálice persistente levemente piloso. As flores estão reunidas em inflorescência tipo racemo na ponta dos ramos. Possuem glândulas de néctar atraindo polinizadores, apesar de serem autopolinizadas.

Floresce com cerca de 60 dias após a semeadura, nos meses de verão e outono.

São mais bem adaptadas a clima subtropical quente com umidade relativa alta.

Como Plantar o Manjericão Grande

Local com sol ou meia sombra à tarde. Muito sol incentiva o florescimento. Caso deseje sementes para reprodução, o melhor local para seu cultivo é no sol.

manjericão-grande

A propagação é feita por sementes ou estaquia na primavera. As sementes devem ser colocadas em caixotes com composto orgânico, esterco de curral curtido e areia de construção, na proporção de 3:2:1, nivelado.

Semear com espaçamento de 2 cm entre os buracos e cobrir com areia seca peneirada. Regar com regador de jato fino para não descobrir a semente. Manter em espaço protegido do sol e da chuva até a emergências, que ocorre em torno de 8 a 10 dias.

Transplantar para embalagens individuais de sacos de cultivo ou recipiente descartáveis como fundos de garrafas pets ou caixas de leite quando tiver entre 5 e 6 folhinhas. Manter em local ventilado com muita luz e sol pela manhã.

Levar para canteiro mudas com com aproximadamente 20 a 25 cm de altura, em canteiros preparados ou vasos.
Pode fazer a opção por embalagens individuais de sementes, assim a mudinha cresce até ser levada a canteiro.

O melhor espaçamento em canteiro para produzir arbusto compacto e folhoso é de 20 a 25 cm entre mudas e entre mudas na linha, caso deseje fazer um renque ou esteja produzindo para comercializar.

Os canteiros devem ser preparados com muita aeração e insumos, como composto orgânico o quanto seja necessário, adubo animal de curral bem curtido, cerca de 300g/m2 ou de aves 150 g/m2.

Uma vez por mês fazer adubação de cobertura com adubo granulado NPK formulação 10-10-10 cerca de 50g/muda incorporado ao substrato.
A adubação com insumo de maior teor de nitrogênio irá produzir mais folhagem, maior suculência das folhas e maior perfume.

Plantio do Manjericão de Folhas Grandes, ou Alfavaca-do-Campo em Vasos

manjericão-grandePara vasos, usar recipientes de cerâmica ou plástico, com profundidade de pelo menos 35 cm. Proteger o fundo do vaso com pedrinhas, brita ou cacos de vasos. Colocar um punhado de areia para garantir a drenagem.

Usar o mesmo tipo de substrato já recomendado para preenchimento do canteiro. Colocar parte no fundo, acomodar o torrão e preencher as laterais. Apertar de leve para firmar a muda. Caso deseje que fique ereta, a planta poderá receber um tutor de sarrafo ou bambu.

A recomendação para melhor aproveitamento de espaço é usar vasos de boca mais larga e plantar 4 mudas nele.

Cuidados com o Plantio do Manjericão-Grande

Corte seu pendão floral

Quando cultivar esta aromática dentro de casa, ficar atento com a emissão do pendão floral. Se deixar que se desenvolva a muda completará o ciclo de crescimento, floração e frutificação e perderá a muda, pois desta forma seu tempo de vida será encerrado.

O manjericão não se adapta ao frio

Não suporta frio, então seu cultivo em regiões de inverno rigoroso recomenda-se seu cultivo em vasos dentro de estufas.

É uma planta que aprecia solo levemente úmido. Em estufas de produção e mesmo em canteiros pode ser usada a irrigação controlada por gotejamento. Em cultivo doméstico recomenda-se regar todos os dias em estação de calor ou sem chuvas.

A poda do manjericão é favorável

manjericão-grandeA poda sistemática da planta irá propiciar um arbusto mais compacto e um melhor formato. As partes retiradas poderão servir para a propagação por estaquia.

Retire ramos de 25 cm de comprimento, retirando as folhas do ramo que ficarão dentro do substrato com cuidado para não danificar as gemas. Colocar em embalagens individuais com areia úmida.

Após o enraizamento colocar em recipiente contendo o mesmo substrato já recomendado. Para saber se houve enraizamento observar a emissão de novas folhas.

Retire inços e ervas daninhas

O trato cultural de retirada de inços é desejável, realizado com cuidado para não danificar as raízes. Colocar cobertura seca de palha de grama em fina camada protege a umidade do solo e evita que plantas invasoras se estabeleçam, competindo com os nutrientes.

Ingredientes e Uso na Medicina Caseira do Manjericão

Toda a planta contém óleo essencial, de cor amarelada e com odor característico de manjericão. Entre muitos elementos de interesse contidos no óleo citamos Terpineol, Eugenol, Cariofileno, Citral, Cumarina, alcaloides e Eucaliptol.

O tipo de extração do óleo é feito por arraste a vapor em laboratórios. Na medicina caseira a planta é utilizada como analgésica, antitérmica, antiespasmódica, calmante da tosse, digestiva e diurética, entre muitas outras qualidades.

As folhas podem ser consumidas frescas em saladas, receitas de molhos e carnes, também chás.