InícioDicas & ManutençãoCopa & CozinhaQuais os melhores potes para armazenamento de alimentos?

Quais os melhores potes para armazenamento de alimentos?

Não existe melhor forma de conservar alimentos do que em potes de armazenamento. Sejam grãos, café, açúcar, sal, condimentos e até comida pronta: todos ficam bem protegidos e organizados em armários, prateleiras e geladeira. Saiba a seguir quais os melhores potes de cozinha e acerte em cheio na hora da compra.

Existem três principais tipos de pote para conservar alimentos na cozinha. Para garantir o frescor e evitar derramamentos do conteúdo é sempre importante que a tampa tenha a capacidade de se fechar hermeticamente.

Potes de plástico

potes
Foto: Life Changing Products, divulgação

Os mais baratos e fáceis de achar. Como são porosos, são mais indicados para guardar alimentos secos, já que costumam ficar impregnados com o odor e, às vezes, a cor de uma receita pronta. Principalmente quando os aquecemos no microondas.

Também é preciso ter cuidado na hora de lavá-lo, sobretudo quando apresenta resquícios de gordura. Isso porque algumas esponjas poderão arranhá-lo e isso facilita o surgimento de bactérias.

Quando o plástico não é de qualidade pode acabar ressecando e quebrando com o tempo. Além disso muitos contém químicos que fazem mal à saúde, como o famoso bisfenol-A (ou BPA), que aumenta a flexibilidade do produto.

Saiba mais sobre a toxidade de alguns plásticos

O bisfenol-A está associado a alguns problemas de saúde, incluindo infertilidade, desequilíbrios hormonais, coronarianos e alguns tipos de câncer. No microondas o plástico libera 55% a mais dessa substância.

Em 2012 o Brasil proibiu o uso dessa substância em plásticos destinados a guardar alimentos. Mas como nem todos os fabricantes seguem a lei, sempre consulte sua composição em etiquetas na hora de comprar.

Outra dica é buscar a impressão de um triângulo no fundo do pote. Caso você encontre os números 3 ou 7 dentro dele, não compre.

Potes de vidro

potes
Foto: Good Homes Magazine

O ponto alto dos potes de vidro é que, ao contrário dos de plástico, eles não liberam substâncias nem reagem aos alimentos. Não guardam cheiros nem cores quando aquecido, o que os tornam muito mais fáceis de lavar.

Dessa forma são os mais indicados para guardar alimentos e pratos prontos na geladeira. Afinal podem ir direto ao microondas com segurança. Mas fique atento: na hora da compra, certifique-se de que eles são resistentes a variações intensas de temperatura.

Potes de vidro, no entanto, podem quebrar e são mais pesados do que os feitos dos demais materiais.

Dicas para potes de vidro

  • Reaproveite embalagens de vidro ao invés de jogá-los fora. Além de ser uma atitude sustentável, você terá potes de qualidade sem gastar mais;
  • Use-os para guardar alimentos secos, frescos ou mesmo para criar receitas como bolo de pote ou compotas;
  • Faça uma limpeza profunda neles utilizando uma mistura de bicarbonato de sódio e vinagre branco ou hipoclorito de sódio sozinho (o mesmo usado para higienizar hortaliças).

Potes de Inox

potes
Foto: Alexnld, divulgação

Potes feitos de aço inox reúnem as mesmas vantagens dos de vidro: não assimila odores, cores, sabores; é fácil de lavar bem; e não libera nenhum tipo de substância nociva à saúde.

E vai além, porque não quebra. Isso evita gastos com substituições e acidentes com cacos. Logo é o mais usado em cozinhas profissionais.

Seu maior revés é que eles não podem ir ao microondas. Sem contar que são bem mais caros em comparação aos feitos de plástico.

Como escolher modelos e tamanhos

  • Potes pequenos são ideais para armazenar temperos em pó ou secos. Na geladeira eles são ótimos para guardar restos de alho, cebola ou mesmo de pratos;
  • Armários com pouco espaço e geladeiras pedem recipientes médios. Já os grandes são indicados para armazenar quantidades maiores;
  • Potes em formato quadrado aproveitam melhor o espaço disponível;
  • Os redondos podem ser mais vantajosos para guardar pratos prontos, que ocuparão todo o volume interno. Isso porque, na hora de lavar, eles não apresentam cantinhos chatos de esfregar;
  • Na hora de guardar seus potes, arrume-os um dentro do outro e empilhe as tampas. Isso economiza muito espaço.
Joana Coccarelli
Joana Coccarelli
Joana Coccarelli é jornalista com foco em design, arquitetura, paisagismo, cultura e consumo.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

ARTIGOS RELACIONADOS
- Advertisment -

Most Popular

Recent Comments