O guarda-roupa planejado é um dos itens mais desejados quando se fala em decoração. E o melhor desse item em um quarto é o bom aproveitamento de espaço. Se você quer saber mais sobre o guarda roupas modulado, continue lendo esse post que está cheio de dicas e sugestões super legais.

Independentemente de você ter um cômodo grande ou pequeno, um móvel planejado deixa tudo muito mais bem otimizado, prático e bonito.

Sendo assim, ele funciona tanto como um objeto de decoração quanto contribui para a organização dos ambientes.

O que é um guarda-roupa planejado?

guarda roupa modulado
Fonte: Pinterest – coalandcove.co

Como o próprio nome sugere, o guarda-roupa modulado é aquele composto por diferentes módulos.

Dessa forma, você pode adquirir os módulos separadamente e então fazer a união deles da maneira que desejar.

Esse é um modelo basicamente intermediário aos planejados e convencionais. Isso porque os módulos já vêm prontos, mas você os monta como desejar, de maneira semelhante aos modelos planejados.

Uma grande vantagem em optar por esse tipo é o custo bem inferior. Isso porque gastando bem menos com o projeto você pode ter o resultado desejado.

O legal é que existem módulos de vários tipos, com funcionalidades variadas. Assim, existem: sapateiras, porta objetos, cabideiro, suporte para calças entre outros tipos de módulos.

Você pode selecionar a quantidade e o número de módulos que deseja e, ao final eles são unidos uns aos outros.

Apesar de ter a vantagem do custo reduzido, o guarda roupa modulado pode não ser tão prático porque o tamanho é definido de maneira padrão.

Principalmente na altura, não dá para aproveitar bem cada espaço disponível. Por isso dependendo da altura do teto da sua casa, pode ser que fique um espaço bem grande entre o móvel e o teto.

Tenha cuidado ao encomendar o guarda roupas modulado

Guarda-roupa planejado
Guarda-roupa planejado. Fonte: Pinterest – Vivadecora

Armários embutidos são ótimos porque permitem um bom aproveitamento dos espaços da sua casa e ainda contribuem para deixar os cômodos mais elegantes e bonitos.

Com esses móveis é possível deixar o quarto muito mais bem organizado. No entanto, antes de montar o móvel é fundamental elaborar o projeto com calma.

Para isso, você deve pensar bem sobre quais são os seus hábitos e, que tipo de objetos costuma colocar nos armários.

Um exemplo claro disso é que existem pessoas que possuem muitos vestidos e sapatos, enquanto que outras têm poucos pares e precisam de espaço para guardar calças.

Também é fundamental estudar bem a quantidade de peças a ser guardada no móvel, pois assim você não corre o risco de sofrer com falta de espaço depois.

Guardar um espaço para incluir uma sapateira no seu armário pode ser uma boa ideia porque isso ajuda em muito a organização.

Além disso, não se esqueça de escolher um modelo que esteja de acordo com a decoração do restante da sua casa e, que combine com os demais móveis que você possui.

Para ter bons resultados, procure pela ajuda de um profissional capacitado e, de uma empresa que te ofereça muitas opções de montagens e escolhas para chegar ao móvel perfeito!

Melhor aproveitamento do móvel

Guarda-roupa planejado
Guarda-roupa planejado. Fonte: Pinterest – Vivadecora

Se você resolveu investir em um guarda-roupas modulado, provavelmente espera que o móvel seja perfeito para as suas necessidades.

Mas além de observar tudo o que já foi dito até aqui, observe se as medidas dele são compatíveis com o ambiente.

Você deve deixar um bom espaço para a circulação, além de outros detalhes importantes na hora do planejamento e execução do projeto.

Em ambientes menores, as portas de correr ficam muito melhores, pois não atrapalham a circulação.

Revestir as portas com espelho também é uma dica legal que ajuda a aumentar a sensação de que o cômodo é maior.

Mas é fundamental ter alguns cuidados e planejar como será a arrumação do armário para que você não tenha problemas com isso posteriormente. Então veja algumas dicas bem legais:

  1. Opte por prateleiras de altura intermediária para apoiar camisetas e outras roupas que não devem ser penduradas;
  2. Para acomodar as calças, opte por calceiros ou, se necessário, por cabideiros extra;
  3. Use a parte superior do guarda-roupas embutido para colocar malas e outros itens que você usa pouco. O que é mais usado deve ficar mais ao alcance;
  4. Porta objetos, como cintos, óculos, e joias são ótimos para quem tem grande número deles e precisa se organizar melhor;
  5. Opte por uma sapateira que seja capaz de acomodar todos os pares que você possui. Isso ajuda demais na decoração.

Ao seguir essas dicas você vai conseguir aproveitar ao máximo o seu guarda-roupas modulado e, também vai economizar muito tempo na sua rotina.

Modelo de guarda-roupa planejado de casal

Guarda-roupa planejado
Guarda-roupa planejado. Fonte: Pinterest – Vivadecora

Esse é o tipo mais desejado e, está presente na maioria das casas onde existem móveis modulados.

Nesse projeto, é preciso ter cuidado para pensar bem nas necessidades das duas pessoas, de modo que o móvel seja suficiente para acomodar todos os pertences de ambos.

Caso uma pessoa do casal fique encarregada do projeto, não pode de forma alguma se esquecer de considerar as necessidades do outro.

Para organizar bem os itens da casa, é fundamental a instalação de uma sapateira, além de calceiros, cabideiros e, até mesmo nichos para se colocar lençóis e toalhas.

Se o cômodo tiver bastante espaço disponível, o ideal é apostar em um móvel grande. É melhor pecar pelo excesso do que se arrepender pela falta de espaço posteriormente.

Guarda-roupa planejado de solteiro

Nesse caso o número de módulos tende a ser menor em relação ao observado nos modelos de casal.

Para os solteiros, a variedade á maior, sendo possível elaborar um projeto mais sofisticado. Armários suspensos, um módulo como mesinha de cabeceira e algumas partes com mais espaços são possíveis nesse caso.

Deixar um espaço para a cama sob o móvel é uma opção para os quartos de solteiro e, dá uma aparência bem legal ao projeto.

Guarda-roupa modulado infantil

Geralmente, quando se fala em um projeto de guarda-roupas modulado para quarto de criança há uma preferência por cores claras e mais suaves.

Assim como no caso do quarto de solteiro, no quarto infantil é possível se obter vantagem dos módulos aéreos.

Pode-se criar também nichos para brinquedos ou usar módulos como mesinha de cabeceira. Um roupeiro também fica muito bem nesse tipo de projeto.

Em meio ao guarda roupas pode-se incluir alguns elementos coloridos e divertidos que tragam um pouco mais de alegria ao projeto em questão.

Guarda-roupa planejado de canto

Guarda-roupa planejado
Guarda-roupa planejado. Fonte: Pinterest – Vivadecora

Os guarda roupas modulados de canto não são tão comuns atualmente, mas em alguns casos esse é o projeto mais adequado.

Isso acontece quando é preciso aproveitar o espaço existente entre duas paredes. Nesse caso, pode-se utilizar portas com nichos ou, até mesmo fazer a dobradiça sem portas.

Assim como acontece nos demais projetos, nesse caso pode-se utilizar um dos lados para deixar apenas os nichos suspensos e, então encaixar a cama na parte inferior.

Usar espelhos e elaborar um projeto de iluminação em conjunto são boas ideias para deixar o móvel modulado bem mais parecido com um planejado sofisticado.

Guarda-roupa planejado com porta de correr

Atualmente a maioria dos projetos de guarda roupas modulado traz portas de correr, pois elas são bonitas, modernas e tornam o projeto bem mais prático e sofisticado.

Além de economizar muito espaço de passagem e se adequar bem a ambientes com pouco espaço disponível, esse tipo é bonito e funciona muito bem no dia a dia.

Nesse caso pode-se utilizar uma ou duas portas mais ao centro do móvel para a colocação de um espelho.

Isso ajuda a deixar o próprio móvel mais bonito e, também traz uma sensação de amplitude ao ambiente.

Com a presença de espelho, tem-se também uma sensação de maior iluminação do quarto, o que é ótimo.

  • Veja também: A milenar arte do macramê no interior do apartamento

Vantagens e Desvantagens do guarda-roupa planejado

Guarda-roupa planejado
Guarda-roupa planejado. Fonte: Pinterest – Vivadecora

Agora que você já viu uma série de dicas e sugestões sobre modelos de guarda-roupas modulado, você precisa ter a certeza se esse projeto é realmente o mais adequado para você.

Além de escolher um produto com características que combinem bem com a decoração e os demais móveis presentes na sua casa, considere as vantagens e desvantagens desse tipo de produto.

Primeiramente, vamos considerar as vantagens, que são:

  • Montagem de acordo com a sua preferência: é possível selecionar os módulos e fazer a união deles de acordo com as suas necessidades, o que resulta em um projeto bastante personalizado;
  • Custo mais baixo: quando comparado com projetos planejados, os móveis modulados são mais econômicos e, os resultados são satisfatórios;
  • Execução rápida: como é possível adquirir os módulos prontos, a execução dos projetos é bem mais rápida em relação a fabricação de móveis planejados.

Em relação às desvantagens, pode-se dizer que os módulos não são feitos sob medida, o que pode comprometer um pouco a personalização do seu guarda roupas.

Conclusão

Sobretudo, o guarda-roupa modulado é uma alternativa prática e econômica para quem deseja ter um móvel bonito sem gastar muito.

Nesse texto você viu que existem muitos modelos e, também aprendeu várias dicas de organização e escolha do modelo ideal.

Sendo assim, agora você está pronto para escolher o modelo ideal e aproveitar ao máximo os espaços disponíveis para organização.