A arquitetura moderna é repleta de linhas retas. É por isso que piscinas redondas, ovais e curvilíneas causam mais impacto do que as quadradas e retangulares. Suas curvas suavizam a alma, são mais orgânicas e, assim, muito convidativas para um mergulho. Existe uma sensação de oásis nelas. Dê uma chance para as linhas sinuosas e confira 28 modelos irresistíveis.

Vantagens das piscinas redondas

piscinas redondas
Foto: Pinterest

Piscinas circulares tendem a ser visualmente mais harmônicas: não submetem o olhar a linhas rígidas e cheias de quinas. Além do corpo, elas relaxam a visão.

O fato de aproveitarem menos o espaço de uma área retangular não chega a ser uma desvantagem. Afinal sobra mais área para acomodar mesas, cadeiras e espreguiçadeiras ao redor dela.

piscinas redondas
Foto: Reno Design

Elas também podem assumir formatos ovais ou simplesmente ondulados que tomem todo o espaço entre as plantas do seu projeto de paisagismo. Dessa forma não é necessário ter que deslocar as espécies. Basta contorná-las.

piscinas redondas
Foto: Crystal Pools

Se o seu terreno é grande, piscinas redondas e curvilíneas são a melhor opção caso a sua intenção seja ocupar ao máximo a área com um espelho d’água. O resultado é semelhante a uma lagoa, onde você pode nadar à vontade.

piscinas redondas
Foto: Home Design Lover

Aliás, se a prática da natação for importante para você, a melhor alternativa é uma piscina oval. Ela pode até mesmo ter as mesmas medidas de uma piscina olímpica, só que sem ângulos retos.

Piscinas redondas pequenas

piscinas redondas
Foto: House to Decor

O formato redondo é o mais prático se a ideia for construir uma piscina pequena. Afinal, como já dissemos, ela tende a economizar mais espaço externo.

Essa característica será ainda mais funcional se o terreno estiver em declive. Assim você consegue projetá-la um pouco para fora do espaço já existente, salvando metros quadrados.

Uma ótima dica, neste caso, é escolher uma piscina de fundo infinito – aquela que parece estar transbordando. Ela oferece uma sensação de amplitude.

A piscina redonda em declive aproveita a área existente no nível inferior para liberar espaço no superior, onde caberão mais cadeiras, mesas ou o que você imaginar.

Este exemplo, charmosíssimo, conta com uma cascata saindo da parede e aproveitando o outro lado para formar um belo canteiro.

piscinas redondas
Foto: House to Decor

Você pode aproveitar o declive para instalar a piscina acima do solo, bem perto do barranco. Para deixá-lo mais estável, cubra-o de pedras grandes, criando nichos para se sentar.

piscinas redondas
Foto: Domain

A piscina elevada redonda de concreto é modernista. Quando a casa está construída numa pirambeira de grande inclinação, ela pode ser a melhor saída. Afinal pode alcançar, com segurança, a altura necessária para chegar até o nível da porta de entrada do imóvel.

A profundidade da piscina não precisa ser na totalidade de sua altura. Dá para criar um fundo que vá até a metade do tubo, deixando a parte vazia, inferior, para a casa de máquinas por exemplo.

piscinas redondas
Foto: House to Decor

Uma piscina elevada em alvenaria é muito mais simples de construir do que aquelas que estão enterradas no solo.

E não se limita apenas a planos inclinados. Dá tranquilamente para instalar uma e adicionar uma escada para subir e mergulhar, ou simplesmente situá-la bem próxima a uma janela de uma casa.

Piscinas redondas integradas à paísagem natural

piscinas redondas
Foto: Domain

Um espelho d’água redondo feito de materiais naturais, tais como pedras, se torna uma verdadeira lagoa quando se aplicam os princípios da piscina biológica. Veja como fica maravilhosa em meio a um jardim selvagem!

Aqui as plantas aquáticas, um filtro de bactérias e uso de luz ultravioleta para esterilização da água asseguram sua limpeza.

piscinas redondas
Foto: Pinterest

Outra ideia que ressalta a forma orgânica do círculo é instalando a piscina no centro de um terreno côncavo, feito de pedrinhas e algmas plantas. Ao enchê-la, deixe que transborde um pouco e você terá uma integração maior com a natureza.

piscinas curvas
Foto: Hipp Pools

Usar pedras naturais para o entorno da piscina e para seu próprio revestimento interno dá um senso de continuidade natural. As linhas curvas delineiam os canteiros e a cascata de rochas só incrementa o visual.

piscina curva
Foto: Luxury Pools

Uma piscina sinuosa e alongada bem próxima ao paredão de pedras com plantas pendendo em direção a ela nos deixa mais perto da natureza sem a rigidez dos ângulos retos de uma proposta retangular.

Aqui as bordas são mais largas, de modo que facilite o trânsito dos banhistas sem a necessidade de pisar na grama.

piscinas redondas
Foto: Pool & Spa News

Outro projeto lindíssimo é o desta piscina ondulada com borda infinita. Dali a vista mostra o nível mais baixo do terreno, que de fato é coberto por uma lagoa natural.

Entorno de piscinas curvas

piscinas redondas
Foto: Cerâmica Mônaco, divulgação

Se o seu orçamento para a construção de uma piscina na área externa for mais limitado vale a pena lembrar que a criação de um deck de madeira adaptado ao círculo pode ser mais caro do que a uma piscina retangular comum.

Isso porque será necessário realizar o corte perfeito da madeira no exato contorno sinuoso.

piscinas redondas
Foto: Istock

Uma forma de driblar custos mais altos é instalar o deck junto a apenas uma parte do círculo. O resto do entorno pode ser forrado com grama, pedras grandes ou cascalho.

piscinas redondas
Foto: Dezeen

E vale lembrar que, de fato, o revestimento em pedrinhas e cascalho é perfeito para regiões onde chove pouco: este é, aliás, o princípio do paisagismo xeriscaping.

Além de mais barato, o cascalho também é altamente drenante. Neste projeto ele ajuda a criar um ambiente tipo oásis com as palmeiras ao redor.

Modelos criativos de piscinas redondas

piscinas redondas
Foto: House to Decor

A piscina redonda pequena é ótima para deixar mais espaço para a criação de uma área de socialização pertinho dela. É importante definir o que você vai querer oferecer em termos de conforto e laser antes da construção, já que a área não vai permitir a inclusão progressiva de outros cômodos, tais como sauna ou churrasqueira.

Aqui o formato tubular em concreto da piscina se repete do lado de fora, criando um lounge. O tubo menor entre os dois círculos é uma fogueira de jardim. Muito engenhoso.

piscinas redondas
Foto: Countryside Houses

Incrível: a piscina redonda está acomodada no centro de um platô quadrado ligeiramente côncavo que está cheio até sua borda infinita. A proposta está claramente inspirada nas piscinas tipo praia.

piscinas redondas
Foto: Crystal Pools

Como já mencionamos, uma piscina elevada é ideal para terrenos irregulares. Aqui foi criada uma borda mais larga para incrementar o conforto dos banhistas: é possível se deitar, caminhar e se sentar perto da água.

piscinas redondas
Foto: Galerie Magazine

Uma piscina redonda grande pode concentrar a área social não ao redor mas em seu centro. Para isso basta construir uma ilha, com direito a mesa, cadeiras e outros móveis especiais para áreas externas, claro.

piscina ondulada
Foto: Houzz

Este projeto conseguiu incluir uma cascata, um chafariz e uma jacuzzi na piscina ondulada.

piscinas ovais
Foto: Bathroom Ideas

E este criou uma piscina dentro da outra! A superior origina uma cascata que alimenta a inferior.

+ fotos

piscina oval
Foto: Harold Leidner
piscina elevada redonda
Foto: Pinterest
piscina redonda
Foto: Pinterest
piscina oval
Foto: Home Design Lover
piscina coberta
Foto: Lucas Lagoon Pools