Listamos a seguir as plantas contra ansiedade na abordagem natural desse problema, apresentando as espécies mais importantes na composição de remédios para esse fim. São ervas medicinais com propriedades calmantes, perfeitas para a inquietude e falta de sono.

O tempo corre e não conseguimos realizar nossas tarefas. Falta de dinheiro, de emprego, desavenças entre familiares e amigos…

Seja qual for o motivo, a ansiedade pode ser muito ruim para nossa vida. Ela atrapalha nosso sono, muitas vezes impedindo que façamos até mesmo tarefas simples no dia seguinte.

Diferentes Plantas Contra Ansiedade, Inquietude, Falta de Sono

Como sempre, ligados às plantas, temos inúmeras sugestões que podem auxiliar a diminuir o estresse da vida moderna e de nossos anseios e angústias. Sem recorrer a remédios industrializados.

Muitas dessas plantas encontramos na nossa horta ou jardim. Outras podem ser adquiridas em lojas de produtos naturais e até podem ser encontradas até em supermercados.

Tomadas como chás, infusões ou até através de seu óleo essencial.

Plantas Contra Ansiedade: Laranja-Azeda ou Laranja-da-Terra

laranja-da-terraA laranja-azeda (citrus aurantium) tem vários nomes populares, entre estes: laranja-da-terra, laranja-amarga, laranja kinzite e outros. É cultivada desde antigamente por nossas avós para fazer doce da casca.

É um excelente calmante. Toda a planta pode ser usada como medicinal para diversos fins. Suas folhas contêm limoneno e linalol entre outros ingredientes.

As flores da laranja-da-terra podem ser usadas para um chá calmante suave, para combater a insônia e a ansiedade.
Deixar macerar algumas horas antes de beber.

Propriedades Terapêuticas do Capim-Limão (Cymbopogon citratus)

O conhecido capim-limão tem nomes diversos: erva-cidreira, capim-santo, capim-cidró, capim-de-cheiro (Cymbopogon citratus). É um clássico entre os chás naturais.

No Sul é muitas vezes colocado para perfumar o chimarrão, feito com folhas de erva-mate ou usado gelado como refresco.

O capim-limão contém principalmente citral, um componente utilizado na indústria para perfumes e para aromatizantes. Também encontramos entre suas propriedades, o mirceno, de efeito analgésico.

Pode ser cultivado em casa no solo ou em vasos, o que possibilita seu cultivo em sacadas.

Erva-de-São-João ou Hipérico na Saúde Mental

flor do hipéricoO hipérico ou erva-de-são-joão (Hypericum perforatum) não é uma planta muito conhecida mas é um excelente calmante antidepressivo.

Originário da Europa, é comercializado em lojas de produtos naturais ou farmácias. Usado na medicina caseira para diminuir a depressão assim como a ansiedade e problemas musculares ocasionados pela tensão emocional.

Contém hiperforina, hipericina, flavonoides entre outros elementos

Jasmim-dos-Poetas (Jasminum officinalis)

Muito usado em paisagismo para cercas vivas ou pergolados, o jasmim-dos-poetas (Jasminum officinale ou Jasminum grandiflorum) é um arbusto semi-herbáceo, escandente com flores brancas perfumadas.

Seu óleo essencial contém benzyl, terpineol e acetato de linalol entre outros componentes. É considerado eficaz para massagens, antidepressivo e na aromaterapia é usado para tornar pacientes mais otimistas, alegres e relaxados.

De suas flores faz-se o chá de jasmim. Excelente antioxidante e relaxante natural.

Plantas Medicinais: Valeriana (Valeriana Officinalis)

plantas contra ansiedadeQuando falamos sobre plantas medicinais para a ansiedade, depressão e angústia, a mais usada desde os tempos antigos é a valeriana (Valeriana officinalis).

Toda a planta é usada para extração do óleo essencial que contém ácido valerênico, isovalerênico, pineno, canfeno, borneal, mirtenol, valenol, etc.

Para o efeito calmante e anti-ansiolítico são usados as raízes e os rizomas secos da valeriana.

Erva-Cidreira-de-Arbusto (Lippia alba)

A cidrila ou erva-cidreira-de-arbusto (Lippia alba) é um subarbusto de cerca de 1,50 m de altura e folhas perfumadas ao serem esmagadas nos dedos.

Contém alguns componentes como citral, geraniol e mirceno, entre muitos outros. Na medicina popular suas folhas podem ser usadas em chás que são considerados calmantes de ansiedade e analgésico.

Erva-Cidreira ou Melissa (Melissa officinalis)

plantas contra ansiedadeChás saborosos podem ser feitos com plantas que podemos cultivar em casa. Seja na horta ou em vasos, sendo inclusive possível em apartamentos.

Dentre tantas recomendamos a melissa (Melissa officinalis) que é conhecida pelo seu delicado sabor, considerada antiespasmódica e de efeito calmante da ansiedade.

Contém citral, linalol, geraniol e outros componentes.

Ervas Medicinais Contra a Ansiedade: Tomilho (Thymus vulgaris)

Uma pequena planta de horta usada para temperar molhos, o tomilho (Thymus vulgaris) pode ser usado para um chá terapêutico para tratamento de exaustão física e mental que acompanha a ansiedade.

Contém timol, carnacrol e linalol e outros componentes ativos.

Manjerona (Origanum majorana): Plantas Contra Ansiedade

As pessoas que apreciam cozinhar conhecem e usam a manjerona (Origanum majorana) para temperos de carnes e feijões.

O óleo essencial obtido das folhas contém diversos ingredientes químicos, tais como por exemplo borneol, terpineno, pineno, sabineno e terpineol.

É usado como analgésico e digestivo. E também é considerado como calmante de ansiedade, estresse e para enxaquecas e insônia.

Maracujá (Passiflora caerulea)

Quem não conhece o maracujá (Passiflora caerulea), com frutos de polpa deliciosa usada em sorvetes, mousses e sorvetes?

É um arbusto escandente de textura herbácea, de grandes dimensões, grandes folhas e flores de formato exótico. Suas folhas são usadas na medicina caseira para combater a ansiedade e a insônia.

Contém ácido cítrico, glucosídeos flavonoides etc.

Em tudo que realizamos – seja na ornamentação de jardins, cuidados da horta, em nós mesmos – as plantas estão sempre envolvidas, nos trazendo alegria, cor e tratamento para nossos males.