Presentes sustentáveis nunca estiveram tão em alta. As próprias agências de tendências apontam a postura ecológica como a grande predominante de 2022 – e só vai crescer. Conheça a seguir algumas dicas de presentes de Natal criativas e ambientalmente corretos.

Aos poucos entendemos que o consumo exagerado impacta diretamente no bem estar ambiental do planeta. E cada vez mais pessoas estão se comprometendo em diminuir suas pegadas nocivas no tocante ao estilo de vida.

Presentes sustentáveis encontram seu auge no Natal. Afinal é a data mais comercial do ano, o que envolve, também, muito desperdício. Portanto quanto mais nos preocuparmos em pensar ecologicamente nessa época do ano, melhor.

Sem contar que o Natal é o pico da consciência de solidariedade – e isso deve se estender aos mares, florestas, atmosfera, vida animal e muito mais.

Use seus talentos e faça você mesmo um presente sustentável

presentes sustentáveis
Foto: self.com

Possui algum talento especial? Então você mesmo pode fazer os presentes de Natal. O artesanal é cada vez mais valorizado e será ainda mais apreciado se for feito por você.

Os métodos são incontáveis. Entre os presentes diy ecologicamente felizes sugerimos:

Se você acredita que não possui talentos artesanais compre de um artesão – de preferência local ou de organizações como a do artesanato indígena. Você ajudará a turbinar o trabalho dessas pessoas e dispensará produtos massificados, que impactam o meio ambiente de uma forma infinitas vezes mais drásticas.

Itens de segunda mão são presentes sustentáveis

presentes sustentáveis
Foto: Estilo Antigo

Sim, estamos falando de objetos usados. E não, não pega mal. Desde que estejam no mais perfeito estado de conservação eles podem ser percebidos como uma relíquia. O que de fato são.

O charme de roupas, acessórios, livros e objetos encontrados em brechós, antiquários e sebos é que possuem uma história anterior. Fizeram parte de uma época passada e dificilmente haverá produtos semelhantes à venda nos dias de hoje.

Vale lembrar, ainda, que o mercado de segunda mão cresce em velocidade maior do que os de produtos novos. O consumo circular, que aumenta a vida útil das coisas passando de uma pessoa para outra, é mais econômico e obviamente mais sustentável.

Uma ideia é todo mundo combinar de presentear com alguma coisa que já tem e deseja passar para frente.

Entradas para um evento cultural

E se você presenteasse com uma experiência ao invés de um objeto? Com certeza você conhece alguém próximo que curtiria muito mais ir a um festival de música do que ganhar uma camisa.

Mais um ponto para a sustentabilidade! E para músicos, bailarinos, cantores, artistas (e esportistas) em geral.

Ingressos ou vale-evento

presentes sustentáveis
Foto: graphicsfamily.com

Se já for possível comprar os ingressos antecipados, ótimo. Nunca dê apenas um; dois é o ideal. Afinal todo mundo gosta de uma companhia nos momentos de lazer. O acompanhante pode, inclusive, ser você.

Caso o evento já esteja confirmado mas ainda não à venda, faça um belo cartão o convidando. Tipo um vale-presente, só que já com a atração, data, hora e local definidos.

Você vai precisar ficar bem atento à abertura da bilheteria, de modo a adquirir os ingressos antes que acabem. E, se for o caso, arrematar um bom lugar.

O convite para o evento pode, ainda, ser mais genérico. Pode ser para qualquer evento num local específico (casa de shows, teatro, estádio esportivo) ou de um artista preferido a qualquer tempo.

Ecoturismo num destino próximo

presentes sustentáveis
Foto: istock

A ideia do presente-experiência inclui, também, uma viagem para um lugar perto da cidade onde moram. Isso porque ir de carro ou ônibus é muito menos danoso para o meio ambiente do que pegar um avião.

Cogite fazer ecoturismo. Além de fantástico pode ser energizante, aliviando o estresse de um ano inteiro. Sem contar que nos ajuda ainda mais a adotar um estilo de vida mais respeitoso com a natureza.

Jantares e passeios

presentes sustentáveis
Foto: The Kitchen Community

A pessoa a presentear também pode sonhar em jantar num restaurante específico (não se esqueça de combinar data e local e antecipar a reserva). Ou passar uma tarde num spa ou num parque de diversões.

Seu vale-experiência pode possibilitar tudo isso. O único critério é que ela realmente se divirta, produza boas lembranças e saia mais feliz dali.

Dê plantas de presente de Natal

presente ecológico
Foto: Flower Aura

As verdinhas se tornaram verdadeiras joias para os amantes de jardins – sejam externos ou dentro de casa.

Escolha uma espécie bem adaptada ao clima predominante do local onde a pessoa mora. Isso é importante. Verifique, ainda, se a pessoa já possui aquela planta.

Uma alternativa é dar um kit de jardinagem contendo pá, tesoura de poda, regador, borrifador de água, compartimento para guardar substrato e adubo, etc.

Você encontra vários modelos charmosos para vender. Mas também pode montar um kit contendo cada item e acomodá-los todos juntos dentro de uma maleta.

Roupas ecologicamente corretas

presentes ecológicos
Foto: Bjorn Forenius

Já vamos adiantar: couro natural, sem pensar. Cintos, bolsas e calçados devem ser produzidos com couro vegetal.

O ideal, de verdade, é que a peça seja feita de tecido natural orgânico. Partes como a sola precisam ser feitas de plástico reciclado.

Se a peça for colorida exija uma etiqueta com o método usado. Corantes naturais são a melhor pedida.

Uma excelente ideia para embrulhar presentes sem usar papel são os bojagis ou furoshikis. São tecidos e técnicas orientais para embalar objetos a partir de amarrações. O pano em si é um segundo presente para quem recebe.

Compre digital ao invés de material

presentes ecológicos
Foto: Freesider

A menos que sejam itens de segunda mão, evite comprar livros e álbuns físicos. Adquira-os em suas versões online e dê de presente. Assinaturas de jornais, revistas, apps de música e acessos a museus estão incluídos.

Um dos impactos positivos da revolução tecnológica é exatamente o de poder dispensar o uso de papel, plástico, tinta e outros materiais que exaurem e poluem o meio ambiente.

Além disso versões online de itens materiais podem ser comprados imediatamente, sem sair de casa. No caso dos livros, são mais baratos, exatamente por não precisarem de papel e outros insumos.